Será que já está na hora de trocar o óleo do motor?

Submitted by Dinamicar Pneus on 29 de Novembro de 2019
29 de Novembro de 2019
Imagem de recipiente de óleo de motor do carro | | Será que já está na hora de trocar o óleo do motor?

A troca de óleo do motor do carro é uma das etapas de manutenção mais importantes. É necessário estar atento ao momento certo para que seu carro esteja em perfeito estado enquanto você roda por aí. Lembrando sempre que a manutenção do carro é necessária para garantir a segurança de quem anda com você e de quem compartilha os espaços públicos.

Trocar o óleo do veículo mantém o bom funcionamento do carro, já que este produto é essencial na limpeza e lubrificação do motor. Além disso, é essencial para manter a temperatura adequada. Ou seja, ele é necessário para o funcionamento ideal do motor do carro, se tornando ainda mais importante quando pensamos em manutenção.

Inicialmente, devido às condições de fabricação dos motores e dos lubrificantes utilizados, a indicação era que a troca do óleo deveria ser feita a cada 5 mil km rodados ou 3 meses, o que viesse primeiro. Estes números eram utilizados para todos os veículos e considerados uma boa média para evitar problemas e acidentes. Mas isso não acontece mais dessa forma.

Tempo de troca do óleo

Com a tecnologia automobilística se desenvolvendo, óleos de melhor qualidade foram sendo fabricados e motores com tecnologia de injeção eletrônica foram surgindo, aumentando a possibilidade da troca para um intervalo de 10 mil km rodados ou 1 ano. Este intervalo ainda é utilizado como base, mas não deve ser o único fator a ser considerado para a troca.

Troca em 5 mil km? Cuidado!

Infelizmente, ainda precisamos nos precaver de pessoas e empresas que empurram a troca de óleo nos 5 mil km rodados. Se estiver em dúvida se o seu carro precisa efetuar a troca, vá até uma loja especializada, como a Dinamicar Pneus, para realizar os testes necessários. Não caia em conversas desonestas que buscam apenas enganar o consumidor.

Luz no painel indica o momento da troca

Algumas montadoras abriram mão de indicar um tempo exato para a troca de óleo do veículo. Com o desenvolvimento de novas tecnologias e com carros mais inteligentes, é possível confiar nas luzes de alerta do painel. Desta forma, o desgaste pode ser diferenciado de acordo com o uso do carro e o motorista pode seguir as indicações do seu carro.

Adesivo de troca de óleo funciona!

Nós sabemos que a tecnologia facilita e muito a nossa vida, mas precisamos lidar com os momentos em que ela pode falhar. O adesivo de troca de óleo é uma ótima opção para controlar os intervalos na realização do serviço. Quando a luz no painel demorar para sinalizar ou, em caso extremo, não funcionar, é possível ficar de olho na última troca de óleo e agendar a próxima.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância e a periodicidade da troca de óleo do motor do seu carro, está na hora de fazer uma revisão preventiva e garantir que seu veículo está em perfeitas condições. Passe na Dinamicar, sua loja de pneus no Rio de Janeiro, mais próxima e agende sua revisão automotiva.

Categorias