O que são os carros meio híbridos?

Enviado por Comandante em 31 de Julho de 2020
31 de Julho de 2020
Carros meio híbridos | DINAMICAR PNEUS

Enquanto os motores mais utilizados há muitas décadas nos carros são aqueles movidos a combustão e os motores elétricos ainda são uma realidade distante para a maioria dos motoristas, os carros híbridos e carros meio híbridos ganham espaço no mercado justamente por adicionar tecnologias elétricas.

Diferença entre motores híbridos e meio híbridos

A principal diferença entre motores híbridos e motores meio híbridos, também conhecidos como híbridos parciais é que estes não conseguem se mover somente com a eletricidade. A tecnologia dos motores híbridos teve como grande símbolo no mundo automotivo os carros de Fórmula 1, que passaram a adotar motores híbridos em 2014, abandonando o modelo somente a combustão.

Nos carros meio híbridos, é aplicada uma tecnologia pela qual um pequeno motor elétrico alivia a carga sobre o propulsor a combustão nas acelerações, mas sem haver comunicação da força do motor elétrico com as rodas do veículo, a qual ocorre por meio do motor a combustão

Como funciona o motor meio híbrido?

A pergunta que fica então não poderia ser outra: como o motor elétrico gera, armazena e gasta energia elétrica no veículo?

Durante o processo de frenagem, o motor passa a gerar mais energia, que é armazenada no acumulador. Quando há a reaceleração, esta energia acumulada é enviada de volta ao conjunto elétrico, que, embora seja pequeno e limitado se comparado com os motores híbridos, alivia a missão do motor a combustão de lidar com seus próprios atritos, o que permite que haja otimização no encaminhamento de potência às rodas. Ao utilizar a energia gerada nas freadas, as reacelerações passam a ser mais suaves e a exigir menos do propulsor a combustão, que ainda é o responsável pelo torque e potência do veículo.

O motor elétrico conecta-se ao motor a propulsão por correias de transmissão, ajudando bastante também na tecnologia start-stop, que desliga automaticamente o motor após alguns instantes de parada do veículo. Além disso, o motor elétrico também cumpre papel importante para dar a partida no carro.

Qual o sistema elétrico utilizado?

Após esta explicação, fica a pergunta: qual o sistema elétrico utilizado neste processo? Em geral, o motor elétrico se conecta a um sistema elétrico de alta tensão (48V), ligando-se a uma bateria de íons de lítio. Em carros desse tipo com tecnologia mais avançada, por exemplo, quando o carro está em alta velocidade em uma descida ou no plano o motor a combustão pode ser desativado, sendo praticamente imperceptível para o motorista. Entretanto, quando o acelerador ou o freio são acionados, a queda do nível da bateria de íons de lítio faz com que o motor principal seja religado.

A Dinamicar Pneus está sempre atenta às principais novidades!

A Dinamicar Pneus, sua loja de pneus no Rio de Janeiro, com lojas espalhadas pela região metropolitana, está sempre atenta a todas as novidades do mercado automotivo, e com os carros híbridos e carros meio híbridos não poderia ser diferente. Oferecemos serviços de excelência em manutenção e revisão veicular, além de assistência imediata em caso de necessidade de reparos. Além, é claro, de trabalhar com as melhores marcas e preços. Entre já em contato!

Categorias