Saiba como reconhecer a hora certa para trocar os pneus do seu carro

Imagem detalhe de pneus do carro | A hora certa para trocar os pneus do carro

Dentre os itens de segurança em um carro, um dos que mais merecem atenção e precisam de uma manutenção constante, são os pneus. Sua importância para o funcionamento geral do carro só reforça a necessidade de que eles estejam em bom estado e constante cuidado. A hora de trocá-los é uma das dúvidas mais recorrentes. É necessário saber quando realizar essa manutenção.

É sempre importante lembrar que as boas condições do pneu precisam ser mantidas, já que é previsto na legislação brasileira de trânsito uma multa e até perda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), para quem estiver dirigindo com pneus em condições não ideais. Por isso, nunca deixe de se atentar na hora certa para trocar os pneus.

A troca dos pneus deve ser feita de acordo com alguns critérios e depende da forma como o motorista conduz o carro, do estado do asfalto e de fatores como o tempo e a qualidade do pneu utilizado. Caso tenha dúvidas sobre o estado do seu pneu, passe em uma Dinamicar, loja de pneus no Rio de Janeiro, e converse com um dos nossos profissionais sobre as suas dúvidas. Mas, vamos ver, detalhadamente alguns importantes indícios para saber a hora certa de trocar os pneus.

Desgaste

Este é o principal e mais fácil critério a ser avaliado quando pensamos na troca de pneus. Algumas de suas características básicas como pelinhos, sulco, dreno e covas, podem ser avaliadas para indicar se o pneu já está desgastado ou não. Todos eles possuem uma barra de indicador de desgaste, chamada de TWI. São pequenas barras de borracha localizadas entre os sulcos do pneu. Quando a altura da borracha chegar na TWI, está na hora da troca dos pneus.

Prazo de Validade

Como o uso dos pneus influencia diretamente no desgaste e tempo de vida útil dos pneus, é quase impossível dar uma data exata e limite para o tempo de duração do produto. Por isso, este prazo precisa ser pensado de acordo com a forma que o motorista conduz seu veículo. Um motorista mais agressivo, com mais acelerações e freadas bruscas tende a desgastar a borracha mais rapidamente, ao contrário de um condutor mais calmo que não leve o pneu ao limite do uso, que terá o mesmo por mais tempo sem necessitar de troca.

É importante lembrar do rodízio dos pneus como um artifício que prolonga a vida do produto. Ao fazê-lo, você iguala o desgaste e não corre o risco de ter um lado mais utilizado do que outro e o conjunto passa a ser utilizado de forma igualitária. Fique atento à necessidade de realizar o balanceamento e o rodízio dos pneus.

Rompimentos

Ao utilizar estradas irregulares, é possível que haja sérios danos aos pneus, como bolhas e rompimentos. Nestes casos, é extremamente recomendado que a troca seja imediata.

A manutenção dos pneus é importante não só pela durabilidade do produto, mas, principalmente, pela segurança. Além de impedir que o condutor seja multado ou penalizado ao trafegar com o carro fora das condições ideias. Se está em dúvida sobre a hora certa de trocar os pneus ou da necessidade de realizar o rodízio e o balanceamento, passe na Dinamicar mais próxima e realize uma verificação com nossos funcionários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *