Saiba quais são os principais cuidados com o carro ao voltar de viagem

Crianças sentadas ao lado da bagagem em carro | Saiba quais são os principais cuidados com o carro ao voltar de viagem

Viajar nas férias é sempre muito bom e, para garantir um caminho tranquilo, todo mundo já sabe da importância de fazer uma revisão no carro antes de pegar a estrada. Mas os cuidados não podem parar aí. Após voltar de viagem, é preciso revisar o carro novamente, pois grandes percursos podem danificar os sistemas e comprometer sua segurança e de sua família na volta ao trabalho e demais atividades da rotina. Se o destino escolhido foi algum lugar próximo à praia, ou se o caminho incluía estradas de terra, o cuidado deve ser redobrado, pois esses ambientes acentuam ainda mais o desgaste do automóvel.

Itens que demandam maiores cuidados no carro ao voltar de viagem

Pneus

Fique atento à altura da banda de rodagem: normalmente, recomenda-se a troca dos pneus quando ela atinge 1,6mm. No entanto, com 2mm já há o risco de aquaplanagem, pois a aderência pode ficar prejudicada. Também é interessante fazer um rodízio dos pneus, para equilibrar o desgaste sofrido por eles.

Alinhamento e balanceamento

Geralmente, quando estamos em viagem na estrada atingimos velocidades mais altas do que na cidade. Nessas situações, caso o carro esteja desalinhado sentimos uma espécie de vibração ao volante, além de tendência do veículo a fugir das trajetórias e a consequente dificuldade de voltar o veículo em curvas, que podem causar sérios acidentes. Caso você tenha percebido algum desses sinais durante a viagem, é de suma importância fazer o alinhamento e balanceamento dos pneus, antes de retomar o uso do carro no dia a dia.

Fluidos

É interessante verificar o nível do óleo do motor, do câmbio e demais fluidos do veículo, como da direção hidráulica, por exemplo, após a viagem. Confira também se não há vazamento em nenhum dos compartimentos onde ficam esses fluidos.

Assentos

Durante o período de férias, as viagens de carro costumam ser mais descontraídas, passando por lugares propícios para atividades ao ar livre como praias e parques, por exemplo. Ou então, no caso de viagens mais longas, é comum que os ocupantes acabem consumindo alimentos no interior do veículo. Em ambos os casos, os assentos podem ficar sujos, e aí só tem um jeito: aspirar bem os estofados ao voltar pra casa. Se só a aspiração não for o suficiente, procure um serviço especializado.

Maresia exige atenção redobrada

Se o período de férias foi curtido à beira-mar, há ainda mais um complicador: a maresia, uma névoa vinda do mar (e, por isso, úmida e salgada) que tem grande poder de oxidação e corrosão de objetos metálicos. Ela pode afetar diversas partes do veículo, desde o sistema elétrico (sobretudo os conectores) até itens maiores feitos de ferro como barra estabilizadora, suspensão, amortecedor e escapamento. Em carros mais antigos, há ainda o risco de apodrecimento de peças como o câmbio, o motor e os discos e parafuso das rodas, principalmente se o tempo de exposição à maresia for muito longo.

Revisão é na Dinamicar

Você não precisa deixar de aproveitar sua viagem pensando em possíveis danos que ela pode trazer ao seu automóvel. Conte com a Dinamicar, centro automotivo no Rio de Janeiro. Aqui você encontra serviços de revisão e manutenção automotiva com atendimento de qualidade, além de pneuscom o melhor preço do Rio. Com seu carro sob nossos cuidados, você curte suas férias com tranquilidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *