Saiba mais sobre as peças do motor e sua importância

10 jul 2017
Comentar

Não é exagero dizer que o motor é a alma e o coração do carro. Item essencial do automóvel, ele é formado por outras partes, cada uma com sua função, para que seu desempenho seja 100%. Se uma delas apresenta danos, pode comprometer o funcionamento correto do motor.

Defeitos nas peças são uma das maiores causas de problemas no motor. Saiba mais sobre elas e sua importância:

Bloco do motor

Feito de alumínio ou ferro fundido, o bloco é a maior parte do conjunto responsável por sustentar as outras peças do motor. Os componentes mais importantes que estão “guardados” no bloco são pistões, bielas e o virabrequim.

No bloco também ficam os cilindros e dutos tubulares por onde circulam a água de arrefecimento e o óleo de lubrificação.

Pistão

Essa peça de metal se move para cima e para baixo no interior do cilindro. A composição de alumínio do pistão nos carros modernos ajuda a diminuir as chances de superaquecimento na motorização.

Os chamados anéis de pistão têm duas funções principais. Uma delas é impedir que a mistura ar/combustível escape da câmara de combustão e vaze para o cárter durante a compressão e a combustão. A outra função é manter o óleo no cárter, impedindo o vazamento para a área de combustão, onde será queimado e perdido.

É importante estar atento a essa peça para evitar “queimar óleo” e ter um litro adicionado a cada 3.000 km. Quando isso acontece, é porque o motor é antigo, e os anéis de vedação já não fazem mais sua função com qualidade.

Biela

A biela faz a ligação do pistão ao virabrequim. A peça é responsável por transmitir à arvore de manivelas ou virabrequim a força recebida pelo pistão.

Virabrequim

Os virabrequins têm a função, junto com os pistões, de fazer o movimento que permite transmitir energia de modo direto às rodas.

Cabeçote

Também chamado de cabeça da motorização, esse componente controla a passagem de ar e combustível para dentro dos cilindros. É dentro do cabeçote que ficam as válvulas de escape e admissão, que admitem a entrada de combustível e ar.

Cárter

O cárter envolve o virabrequim, e possui uma certa quantidade de óleo que fica acumulada em seu fundo. Esse componente tem a função de servir como depósito para o óleo lubrificante do motor, localizado na parte de baixo do bloco. Existem alguns modelos em que o virabrequim não fica junto ao bloco; nesses casos, o lubrificante fica depositado num reservatório à parte, e o óleo é levado até o motor através de uma bomba de pressão.

Válvulas

As válvulas de admissão e escape se abrem no intervalo adequado para deixar ar e combustível entrarem e saírem. Durante a compressão e a combustão, as válvulas ficam fechadas.

Quando as válvulas apresentam problemas, ocorre a queima de gás e óleo, gerando maior quantia de fumaça com cor escura.

Vela da ignição

Essa peça é fundamental para gerar faísca no momento em que os motoristas acionam a partida, fazendo o carro funcionar.

Passe na Dinamicar e faça a manutenção do seu motor

Todo esse quebra-cabeça que é o motor precisa de cuidado e atenção. A manutenção precisa estar em dia para evitar acidentes e um custo maior na hora de um possível conserto. Faça a manutenção regular do seu carro na Dinamicar Pneus.

Interessado em nossos produtos ou serviços? Ligue para a DINAMICAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GOSTOU DO CONTEÚDO E DOS PREÇOS? RECEBA COM EXCLUSIVIDADE NOSSAS PROMOÇÕES

Não derrape. Não eviamos spam :)

AINDA NÃO CONHECE AS NOSSAS LOJAS?

encontre a mais perto de você

Conheça as nossas
Redes Sociais

Sempre com Promoções
Exclusivas!