Rodas de liga leve: é possível consertá-las?

Enviado por Comandante em 4 de Novembro de 2020
4 de Novembro de 2020
Rodas de Liga Leve | DINAMICAR PNEUS

Com o objetivo de ter um carro com um design bonito, muitos motoristas optam por peças que fornecem a melhor estética. Uma das opções escolhidas pelos condutores são as rodas de liga leve. Entretanto, elas são mais do que um “rostinho bonito”. Além da melhor aparência que elas oferecem ao veículo, há vantagens em escolhê-las. Porém, é necessário analisar o que pode ser feito em caso de danos. Muitos têm a dúvida se é possível consertá-las. Para sanar essa questão, continue a leitura.

O que são rodas de liga leve e quais as suas vantagens?

Diferente das rodas de ferro, as rodas de liga leve são formadas por uma liga de alumínio, silício e ferro. Por causa da menor densidade, são 20% mais leves. Porém, continuam oferecendo a resistência necessária. Com menor movimentação de massa, garantem maior estabilidade ao automóvel. Além disso, são mais econômicas, pois consomem menos combustível. Quem pensa que os benefícios das rodas de liga leve acabam por aí, está enganado. Confira, a seguir, outras vantagens que elas fornecem.

  • Menor condutibilidade térmica. Isso quer dizer que as rodas de liga leve esquentam menos e conservam o sistema de freio, tornando menor a temperatura ao longo das frenagens;
  • Por causa do peso reduzido das rodas de liga leve, o sistema de suspensão realiza menor esforço. Isso significa que a força exigida para manobras será menor;
  • Com diferentes desenhos, as rodas de liga leve possuem um design mais atraente e moderno;
  • Em comparação às rodas de ferro, o ruído das rodas de liga leve é reduzido.

É possível consertar rodas de liga leve?

As rodas de liga leve necessitam que haja um investimento financeiro maior. Por esse motivo, alguns condutores preferem consertá-las quando passam por algum impacto. Mas, será que essa prática é ideal ou irá prejudicá-las? Para isso, é preciso analisar o dano causado e a decisão vai depender da avaliação técnica de uma pessoa que trabalha com isso.

Se houver somente um arranhão ou uma pequena trinca ao esbarrar no meio fio, por exemplo, poderá ser feito um reparo ou uma leve solda para que a estética do carro não fique prejudicada. Porém, no caso de roda amassada, quebrada ou empenada, não é possível reformá-la.

Ao tentar remendá-la, ela até irá aparentar estar em ótimas condições. Entretanto, pode ter restado ainda uma falha, fissura, trinca interna ou porosidade, que são analisadas somente por meio de aparelhos tecnológicos, como um ultrassom. Nesse caso, esses problemas internos podem causar rompimento nas rodas de liga leve.

Diferentes das rodas de ferro, que são feitas com partes soldadas e podem oxidar ou soltar, as rodas de liga leve são produzidas em uma única peça. Portanto, não devem ser realizadas emendas. Um cuidado que os motoristas devem ter, é no caso de acidentes e acionamento do seguro do carro. Algumas empresas de seguro fazem a restauração das rodas de liga leve, mas, como observado, essa ação não deve ser cometida. Logo, se isso acontecer com você, fique atento e faça um alerta à sua seguradora de que deseja substituir as rodas, ao invés de tentar recuperá-las.

Variedade de rodas de liga leve

Ao ter as rodas de liga leve danificadas, é necessário ter o cuidado de analisar se o seu caso é de conserto ou substituição da peça. Em todas as formas, você pode contar com a Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro. Na Dinamicar, você encontra rodas nacionais e importadas para os mais variados modelos de carros. Além disso, realizamos o serviço de manutenção preventiva, conserto e troca de rodas. Aqui, o nosso objetivo é a sua segurança. Com uma equipe qualificada para lhe atender, temos lojas em Botafogo, Campo Grande, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Olaria, Vila Valqueire, no Maracanã, Recreio e na Barra da Tijuca.

Categorias