Revisão do carro: dicas para quem vai pegar a estrada nas férias

foto de carro na estrada ensolarada | Revisão do carro: dicas para quem vai pegar a estrada nas férias

Fazer a revisão do carro é essencial antes de pegar a estrada no final do ano. Antes de fazer uma viagem ou um passeio, por mais que seja para um destino próximo ou um trajeto curto, é importante verificar alguns itens básicos da parte mecânica do veículo, além de fazer a checagem das condições dos pneus.

A revisão do carro antes de pegar a estrada é uma questão de segurança para evitar acidentes. E tem mais, fazer uma vistoria no veículo também evita imprevistos, como ficar parado na estrada precisando de guincho ou de socorro mecânico. Se isso acontecer, as tão esperadas e desejadas férias podem ser totalmente desperdiçadas, além de você gastar um dinheiro que não estava previsto no orçamento.

Check-list para uma boa revisão do carro

Confira um check-list básico de revisão veicular antes de pegar a estrada no fim do ano.

Calibragem e alinhamento

Os pneus do carro devem ser calibrados e alinhados para que o carro esteja em perfeitas condições de dirigibilidade. A revisão dos pneus também impede que eles sejam gastos de forma irregular, em apenas um dos lados, danificando os pneus severamente.

Depois do alinhamento e calibragem, o motorista não vai sentir o veículo “puxando” para um dos lados e vai dirigir de forma mais confortável. E isso é muito importante nesta época do ano, quando o trânsito fica bem mais carregado e requer atenção redobrada dos motoristas, assim como perfeitas condições do veículo. E, se os pneus estiverem desgastados demais, eles precisam ser trocados antes da viagem!

Troca de Óleo

Se o óleo estiver velho, é importante fazer a troca antes da viagem. Durante as férias, o veículo costuma ser colocado em condições diferentes das usuais, comuns no dia a dia. O carro enfrenta mais congestionamentos, longos trajetos na estrada, fica exposto às altas temperaturas das regiões de praia, entre outras variações. Caso a troca de óleo não esteja em dia, se o óleo estiver velho, o motorista pode ficar parado no meio das férias. O óleo novo serve para manter a viscosidade ideal entre as peças do motor, evitando atritos que desgastam as peças e que podem causar o superaquecimento do carro.

Checagem dos freios

Fazer uma revisão dos freios é essencial antes de pegar a estrada, e é uma questão de segurança para você e sua família. Na checagem, a equipe de mecânicos verifica como estão as pastilhas, disco, fluido, mangueiras e cilindros. Qualquer irregularidade é corrigida antes de o carro ser usado na estrada.

Verificação das correias do veículo

Todos os componentes que fazem transmissão de forças, como é o caso da correia dentada do carro, precisam ser checados conforme a quilometragem do carro ou antes de viagens e passeios que exigem mais do veículo. Se a correia “estourar” durante o passeio, diversos componentes do motor entram em atrito direto, como é o caso dos pistões, bielas, válvulas e cabeçote.

Checar como estão as velas do carro

Os mecânicos também dão uma olhada nos cabos de ignição e nas velas do veículo. Sem as velas para criar a faísca responsável pela combustão do motor, o carro literalmente não funciona e pode ficar parado bem no meio do feriado prolongado. Os cabos de ignição, assim como as velas, também são responsáveis pela troca de temperatura do motor. Mantê-los em ordem é também uma questão de conservação do carro.

Bateria

Antes de pegar estrada, também é importante verificar as condições da bateria. Por incrível que pareça, ela costuma deixar muita gente na mão se estiver muito velha.

Conte com a equipe da Dinamicar Pneus!

A Dinamicar, loja de peças automotivas no Rio de Janeiro, faz a revisão do carro antes de o motorista pegar a estrada. O serviço é feito rapidamente para não atrapalhar o cronograma do passeio. Não deixe de passar na oficina para garantir que tudo saia conforme o planejado em suas merecidas férias! Pegue a estrada com segurança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *