Ao longo do tempo, o conceito de sustentabilidade foi ganhando mais força e conquistando uma popularidade cada vez maior entre os cidadãos. Hoje é comum ouvir falar nessa palavra, pensar sobre ela e até mesmo trabalhar por ela. A preocupação do homem com o meio ambiente, apesar de ainda precisar aumentar muito, está muito mais desenvolvida e forte.
Um grande aliado no serviço em prol da sustentabilidade é a conhecida reciclagem. Ela pode ser feitas de várias formas: reciclando plástico, vidro, papel, entre outros.
O que muita gente não sabe é que há outro tipo, também bastante utilizado: a reciclagem de pneus.
Como funciona a reciclagem de pneus?
Existem processos diferentes para a reciclagem dos pneus. Confira alguns destes métodos:
Recauchutagem: A recauchutagem funciona como um reaproveitamento do pneu. Esse processo consiste em vulcanizar e repor sua camada superior.
Vale lembrar que o pneu que passa pelo processo de recauchutagem não pode apresentar cortes ou quaisquer tipos de deformação. Pneus carecas não passam por esse método de reaproveitamento.
Recuperação dos elementos do pneu: Esse processo é bastante diferente do primeiro. Ele consiste em triturar o pneu, separar todas as partes e recuperá-las.
O método de recuperação dos elementos de um pneu é bastante aplicado em várias outras áreas: pode-se usar tiras de borracha em sofás, produzir borracha, solas de sapato, matéria prima para asfalto, entre diversas outras opções.
Onde reciclar pneus?
No Brasil, já existem várias indústrias que fazem esse tipo de reciclagem. As empresas tiram materiais importantes dos pneus, como borracha, aço, tecido de nylon e outros.
Existem também várias indústrias de recapagem, que compram pneus velhos para serem reaproveitados e reutilizados. Empresas especializadas nos dois métodos de reciclagem de pneus explicados acima também estão presentes no país.
Reciclar pneus é Lei
Segundo um artigo da Política Nacional do Meio Ambiente, todas as empresas que fabricam veículos e pneumáticos devem dar um destino adequado de forma abiental aos seus pneus que não podem mais serem aproveitados e reformados para serem novamente pneus.
A lei também estabelece proporções de coleta a respeito das quantidades que são importadas ou fabricadas.