No mês de junho temos a semana do meio ambiente, onde é enaltecida a valorização da preservação do meio ambiente. Por isso, aproveitamos para falar sobre a importância do cuidado com a natureza.
O objetivo da data é promover a participação da sociedade na preservação do patrimônio natural do Brasil. Alguns dos maiores problemas são o descarte inadequado e a falta de reciclagem.
Aqui, na Dinamicar, centro de serviço automotivo no Rio de Janeiro, temos o serviço de reciclagem de pneus. Com essa atitude estamos ajudando na preservação do meio ambiente, já que o material deste item leva 600 anos para decompor-se.
Assim, resolvemos essa questão para os nossos clientes. Quer saber mais sobre esse serviço? Continue a leitura!
Como funciona a reciclagem de pneus?
Assim como é feita com outros materiais, a reciclagem de pneu tem por finalidade reutilizar o material de outra forma, sem deixar ele jogado no meio ambiente e prejudicando-o. Existem processos diferentes para esse serviço. Confira alguns destes métodos.
Reciclagem mecânico-químico: é um processo que utiliza a combinação do processo químico e da trituração, que consegue desvulcanizar os resíduos de um pneu. Depois disso, é possível produzir diversos produtos, como solas de sapatos, asfalto, tapetes de automóveis etc.;
Reciclagem de micro-ondas: este método consiste em converter o pneu usado em suas matérias originais, incluindo gasolina, diesel, metal e carvão preto. Esse processo tem baixo custo e, ainda, há possibilidade de criar novos pneus utilizando aqueles descartados;
Reciclagem de ultrassom: é usado um poderoso ultrassom, que é aplicado na borracha enquanto ela é extrudida. Com isto, a borracha depois de passar pelo processo fica extremamente macia e se transforma em um novo material, que pode ser moldado para a produção de novos produtos a base de borracha;
Pyrolysis: nessa forma, o pneu usado é aquecido em um forno fechado, sem oxigênio, fazendo ele voltar a sua matéria original. Existem diversas maneiras de derreter o pneu e, dependendo de como ocorre o aquecimento, diferentes subprodutos podem ser gerados. A maneira eletromagnética – que também é a mais inovadora – produz objetos de metal, gás e óleo artificial.
Reciclar pneus é Lei
Segundo um artigo da Política Nacional do Meio Ambiente, todas as empresas que fabricam veículos e pneumáticos devem dar um destino adequado de forma ambiental aos seus pneus que não podem mais serem aproveitados e reformados para serem novamente utilizados. A lei também estabelece proporções de coleta a respeito das quantidades que são importadas ou fabricadas.
Descarte de peça automotivas é na Dinamicar Pneus
Como você pode ver, é super importante fazer a reciclagem dos pneus. Além de ajudar na preservação do meio ambiente, é possível transformar esse material inutilizável em um produto novo.
Aqui, na Dinamicar, fazemos o serviço de reciclagem de pneus, assim como o descarte de óleo velho, de baterias e sucatas. Você encontra serviços para carros de qualidade, produtos de primeira e preocupação com a natureza. Faça sua parte escolhendo uma de nossas lojas.