O que toda mulher precisa saber sobre manutenção de carros

mulher ao volante 20 dez 2016
Comentar

Que as mulheres são excelentes motoristas, nós já sabemos. Mas muitas delas ainda procuram o auxílio de seus maridos, namorados e amigos na hora de pensar no carro, ou pior, não sabem o que fazer em caso de problemas com o veículo. Pensando nisso, nós listamos os pontos fundamentais para o bom funcionamento de qualquer carro, que, por ordem de importância, seriam: óleo do motor, água do radiador, sistema de freio, bateria e pneus (condições e calibragem). Esse é o top 5 para seu veículo não te deixar na mão.

Óleo no motor

Nem muito, nem pouco. O ideal é ter o nível de óleo entre os marcadores de mínimo e máximo do coletor. Sabe a expressão “dar PT no motor”? Perda total de funcionamento é o que acontece quando você não tem óleo. Esse elemento é imprescindível para o carro, pois é o óleo que lubrifica internamente o sistema e diminui o atrito das peças. Óleo vencido também faz mal, portanto, troque-o de acordo com a especificação da montadora, ou a cada 5 mil km rodados.

Água do radiador

Agora vamos falar do sistema de arrefecimento, ou esfriamento do motor. Primeira dica: nunca utilizar água da torneira, e sim água desmineralizada (ou água desionizada). O aditivo ideal está no manual do fabricante do carro, assim como a proporção da mistura. Você também pode usar os produtos 2 em 1, em que a mistura do aditivo com a água já vem pronta. Sobre a troca, fabricantes indicam fazer a primeira troca em torno dos 30 mil km ou 1 ano de uso, podendo chegar até 120 mil km ou 5 anos, de acordo com o tipo de aditivo.

Sistema de freios

Nessa caso o foco está nas pastilhas, que fazem o carro parar quando entram em contato com os discos de freio. Dependendo do modelo do carro, elas podem estar em duas ou nas quatro rodas do veículo. Não há um período certo ou quilometragem adequada para serem trocadas, pois a durabilidade é diretamente proporcional ao tempo e à forma como são usadas. Mas precisam de atenção especial e troca imediata quando desgastadas.

Bateria

É ela quem dá energia para o seu motor funcionar, e dela depende todo o sistema elétrico do seu carro, inclusive a luz interna. Cuidando bem, uma bateria pode durar até dois anos. Se você não utiliza muito o veículo, procure ligá-lo uma vez na semana, por pelo menos 20 minutos.

Pneus

Manutenção dos pneus em dia é sinônimo de segurança. O desgaste máximo, dentro do limite de segurança, é de 1.6 mm de profundidade. Só de olhar é possível perceber quando um pneu já prestou seus serviços. Uma prática regular é o rodízio de pneus da parte traseira para a dianteira (normalmente menos desgastados). Alinhamento e balanceamento em dia fazem seu pneu render e não desgastar-se de forma errada. A calibragem na medida correta é essencial: pneus vazios trazem uma série de problemas, como aumento do consumo e perda de estabilidade do veículo.

Muitos outros elementos são importantes para o bom funcionamento do seu carro, mas esse top 5 é fundamental. Não se deixe enganar por frentistas que querem te empurrar produtos ou serviços de que você sabe que não precisa. A DINAMICAR, sua loja de pneus, te oferece uma série de serviços como revisão e check-ups, troca de pneus, bateria, pastilhas de freios e muito mais. Nossas lojas são adequadas para receber o público feminino. Venha conhecer!

Interessado em nossos produtos ou serviços? Ligue para a DINAMICAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GOSTOU DO CONTEÚDO E DOS PREÇOS? RECEBA COM EXCLUSIVIDADE NOSSAS PROMOÇÕES

Não derrape. Não eviamos spam :)

AINDA NÃO CONHECE AS NOSSAS LOJAS?

encontre a mais perto de você

Conheça as nossas
Redes Sociais

Sempre com Promoções
Exclusivas!