Quanto tempo dura uma bateria de carro?

Troca de bateria | Quanto tempo dura uma bateria de carro?

Como vivemos num mundo onde a tecnologia está presente, a bateria é um componente central de diversos equipamentos que utilizamos em nossa rotina. Nos celulares e nos computadores, é comum que a bateria dure por toda a vida útil do aparelho. Mas, você já se perguntou quanto tempo dura uma bateria de carro?

Como funcionam as baterias dos carros?

Como vivemos num mundo onde a tecnologia está presente, a bateria é um componente central de diversos equipamentos que utilizamos em nossa rotina. Nos celulares e nos computadores, é comum que a bateria dure por toda a vida útil do aparelho. Mas, você já se perguntou quanto tempo dura uma bateria de carro?

Como funcionam as baterias dos carros?

As baterias produzem uma corrente elétrica de alta voltagem que é usada para ligar o motor do veículo. Por isso, é importante saber quanto tempo dura uma bateria de carro, já que, sem ela, é impossível dar a partida no automóvel.

Além de dar partida no carro, é a bateria que te permite usar o rádio, o ar-condicionado automotivo e outros sistemas elétricos, mesmo quando o motor está desligado.

Fatores que influenciam na vida útil da bateria

Muitos fatores influenciam no tempo de tempo de duração de uma bateria de carro. O primeiro deles é a distância que o veículo percorre nas vias. Quanto mais você utilizar o carro e seus recursos elétricos, mais rápido a bateria vai se desgastar. Às vezes, quando a bateria falha, fazemos a “chupeta” em outros carros, e isso também diminui sua vida útil.

É importante lembrar que, mesmo em ótimas condições de uso, as baterias podem falhar. A vida útil delas costuma variar entre três e quatro anos, mas pode aumentar ou diminuir de acordo com os fatores citados acima.

Cuidados com a bateria

O tempo de duração pode cair muito se o dono do carro não tiver alguns cuidados fundamentais. Deixar as luzes ligadas enquanto o motor estiver desligado é um dos muitos cuidados. Um detalhe importante é não dar a partida quando os faróis estiverem ligados. Como a ignição precisa da carga utilizada pela bateria, isso pode diminuir sua vida útil.

Fique atento, também, à fuga de energia, que desgasta bastante a bateria.

Carros parados na garagem também consomem bateria. Mesmo com o motor desligado, o automóvel possui alguns componentes que continuam consumindo energia, como alarmes e rastreadores.

Existem alguns sinais que mostram que sua bateria está fraca, como, por exemplo, vidro elétrico lento para subir ou descer e vazamento de ácidos. Entretanto, muitas baterias não mostram falha, e acabam morrendo justo quando você mais precisa do veículo. Por isso, é fundamental manter a revisão em dia.

Quanto custa trocar a bateria?

Já sabemos quanto tempo dura uma bateria de carro, falta saber o preço de sua manutenção. Para realizar a troca, você vai gastar entre R$330 e R$620, já inclusos neste valor a remoção da velha bateria e a instalação da nova.

É recomendado que você escolha uma bateria de alta qualidade, independentemente do preço, pois assim evita alguns pequenos problemas.

Com a bateria de melhor qualidade, você garante uma vida mais longa a ela, usufruindo de todos os recursos eletrônicos do carro sem se preocupar. É importante lembrar que é necessário fazer uma revisão na bateria de vez em quando e checar todos os cabos.

O ideal, quando se fizer a troca da bateria do carro, é deixar um mecânico fazer o serviço, porque ele tem em mãos os equipamentos certos para fazer a medição de carga e ver se é necessário realizar a troca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *