Muitos motoristas só se lembram de completar o óleo do carro, quando este está abaixo do limite, sendo que o recomendado é fazer a troca completa do lubrificante. O óleo fica mais sujo que o normal, se não for subistituído já que além de lubrificar ele também tem a função de eliminar determinados resíduos da combustão queima do combustível e isso compromete a viscosidade. Parao óleo não perder a viscosidade, o correto é fazer as trocas dentro dos limites de quilometragem estabelecidos para cada tipo de óleo.
A troca de óléo deve ocorrer quando o carro atingir o período de troca recomendado pelo fabricante do veículo e que consta do manual do proprietário. Existem diferentes tipos óleo lubrificante. No manual do proprietário constam as especificações para cada modelo de motor e deve ser seguida a orientação do fabricante com relação ao tipo de lubrificante a ser utilizado.
Os óleos lubrificantes são divididos em:
– Óleo mineral – 20W40 – troca a cada 3000 km
– Óleo mineral – 20W50 – troca a cada 5000 km
– Óleo Base Sintética – 15W50 – troca a cada 7000 km
– Óleo Sintético – 15W50 – troca a cada 10000 km