Quando calibrar e trocar de pneus?

Enviado por Comandante em 28 de Outubro de 2020
28 de Outubro de 2020
Calibrar e trocar de pneus | DINAMICAR PNEUS

Dirigir com segurança é fundamental. Para isso, é essencial realizar manutenção preventiva frequentemente. Entre as diversas práticas necessárias, calibrar e trocar de pneus são ações extremamente relevantes, tanto para a proteção dos motoristas e passageiros dos carros quanto para o melhor funcionamento do seu automóvel. Mas, você sabe por quais motivos é tão importante desempenhar essas atividades?

Importância de calibrar e trocar de pneus

O kit de pneus é uma das partes mais relevantes de um veículo. Afinal, sem ele, o carro não se movimenta. É através dele que o automóvel entra em contato com o solo. É preciso efetuar manutenção preventiva, como calibrar e trocar de pneus regularmente, para a segurança do motorista, dos passageiros e das pessoas ao redor. Isso porque, ao realizar esses procedimentos, evita-se acidentes no trânsito.

Quando não há a prática da calibragem e troca, os pneus ficam murchos e desgastados. Como resultado, há a perda de eficácia dos sulcos, que evitam derrapagens e aquaplanagens. Com isso, a estabilidade do veículo é lesada, assim como a aderência ao solo é prejudicada. Tais condições comprometem o controle do motorista em relação ao carro.

Além dos pneus, o automóvel também foi criado para operar com a calibragem correta. O fato de não calibrar e trocar de pneus influencia no funcionamento geral do veículo. Quando eles estão murchos, a mecânica do carro atua de maneira forçada. Isso resulta em falhas nas peças, precisando ser substituídas antes do momento necessário, ou em quebras das mesmas, provocando acidentes.

A importância de calibrar e trocar de pneus vai além da segurança. Caso o motorista não conserve os pneus, o carro irá consumir muito mais combustível, variando entre 18% e 25% de aumento. Ou seja, terá prejuízo, pois precisará despender mais dinheiro. Isso acontece porque a área de atrito entre os pneus e o asfalto são maiores do que quando eles estão em bom estado. Logo, é necessário que o carro faça maior força para se locomover, gastando mais combustível.

Quando é necessário calibrar e trocar de pneus?

Há pessoas que utilizam pneus em estados precários. Porém, como visto, é muito perigoso, além de gerar multa. Medidas de manutenção preventiva devem ser feitas com frequência para total funcionamento do veículo. Esteja atento e observe o momento certo de calibrar e trocar de pneus para evitar situações como as citadas acima. Para isso, acompanhe, a seguir, a hora certa de realizar essas ações.

Calibragem

A calibragem deve ser feita a cada 15 dias. Quanto ao nível de pressão, sempre faça a indicada pelo fabricante do carro. A recomendação pode estar fixada na porta do motorista. Lembrando que, se não estiver, você pode saber através do manual do veículo. Essa atividade deve ser realizada sempre com os pneus frios, tendo sido utilizados por 3 quilômetros, no máximo.

Troca de pneus

Uma das maneiras mais conhecidas de analisar se é o momento de trocar os pneus, é pelo indicador TWI, integrado na borracha do exemplar. Basicamente, são três ressaltos inferiores ao nível da borracha que ficam nas ranhuras do pneu.

Outra maneira de avaliar é pelo teste da moeda de um real, a que tem o contorno dourado. Esse modo consiste em colocar a moeda no meio da ranhura e observá-la de lado. Se a parte dourada estiver coberta, o pneu está bom. Porém, se o contorno aparecer completamente, deve ser substituído.

Manutenção preventiva na Dinamicar Pneus

Como observado, calibrar e trocar de pneus é de suma importância para a sua segurança. Portanto, para ter seu carro funcionando em perfeitas condições, conte com a Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro. Com uma equipe de profissionais competentes, oferecemos serviços de calibragem e troca de pneus. Temos lojas em Botafogo, Campo Grande, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Olaria, Vila Valqueire, no Maracanã, Recreio e na Barra da Tijuca. Sempre haverá uma Dinamicar Pneus perto de você!

Categorias