Qual o prazo para a troca de óleo e outros fluidos do automóvel?

Óleo | Qual o prazo para a troca de óleo e outros fluidos do automóvel?

 

Manter seu automóvel bem conservado e sem gastos extras que poderiam ser evitados depende de uma série de cuidados que você deve ter, como realizar revisão do carro periodicamente e fazer a troca de óleo e outros fluídos do seu carro.

A troca dos fluidos do veículo é importante para garantir que as partes mecânicas do carro estejam devidamente lubrificadas para o funcionamento correto. A substituição dos líquidos deve ser adiantada se o uso do automóvel for intenso ou passar por muitas regiões empoeiradas, mas vamos te ajudar a entender melhor como funciona cada prazo:

Fluído do freio

Essa troca deve ser realizada a cada 40 mil quilômetros rodados ou a cada dois anos, o que vier primeiro. Como esse liquido absorve a água devido a exposição a altas temperaturas, ele sofre oxidação com o tempo e pode perder suas características. Se a troca não for realizada no período correto, pode acarretar na formação de bolhas, perda de desempenho e falha na frenagem.

Óleo da direção hidráulica

Nesse caso, não há um prazo específico, pois esse lubrificante não sofre alterações devido a fatores externos. Sua reposição deve ser feita caso o nível esteja abaixo do mínimo por causa do uso. É importante que ele esteja no nível certo para que não provoque um desgaste no sistema de direção.

Óleo do câmbio

Os motoristas que possuem automóveis com câmbio manual podem ficar tranquilos: a reposição só deve ser feita quando o óleo estiver abaixo do nível ideal. Se seu carro possui câmbio automático, a troca deve ser efetuada entre 40 mil e 60 mil quilômetros rodados, de forma periódica.

Óleo do motor

O ideal é verificar o nível de óleo do motor semanalmente, visto que o prazo de troca deste é diferente de acordo com o modelo do carro. Os fabricantes costumam dar suas recomendações no manual do proprietário, mas, em média, a troca é recomendada a cada 15 mil quilômetros ou a cada ano, e tal prazo pode ser diferente de acordo com as condições em que o carro é submetido.

Onde realizar troca de óleo?

Como dito no início, a manutenção automotiva é primordial para evitar imprevistos e gastos extremos e desnecessários. Para fazer a troca de óleo, busque alguém de confiança: você pode contar com a Dinamicar, loja de pneus no Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *