Arrefecimento é um tema que demanda atenção do motorista e revisão constante de peças e do líquido que faz o resfriamento do motor. Nesse sistema importante, a bomba d’água é uma espécie de coração. A peça faz o bombeamento do líquido para o radiador, tirando-o muito quente das partes do motor e fazendo o resfriamento da estrutura, para que, nas aletas dissipadoras de calor, seja resfriado a fim de poder voltar a resfriar o motor novamente.
Sem a peça, a água simplesmente não teria um fluxo de aquecimento e resfriamento, fazendo o motor superaquecer rapidamente Isso tornaria inviável projetos atuais como motores em linha, que têm pouca capacidade de serem resfriados a ar, sendo muito dependentes do arrefecimento feito por meio de líquidos.
Como funciona a bomba d’água?
Para que tudo funcione, é preciso que o carro esteja em funcionamento. A bomba d’água não é autônoma em seu funcionamento, ou seja, não tem um motor próprio, tendo uma polia com um eixo que conecta a parte interna. Internamente é uma espécie de suspiro com um sistema de pás que fazem o movimento do líquido de um lugar para o outro. Assim, a peça que é extremamente importante, é, ao mesmo tempo, simples na sua concepção de construção.
Manutenção no sistema de arrefecimento é com a Dinamicar Pneus
Mesmo no inverno, a manutenção no sistema de arrefecimento não deve ser esquecida. Afinal, mesmo que a temperatura esteja baixa, o motor continua trabalhando nos níveis normais e precisa de peças saudáveis e que façam o trabalho com eficiência. Este é um passo importante para que seu motor tenha uma longa vida sem precisar ser retificado. Além disso, você não corre risco de ficar a pé por aí. Procure a Dinamicar Pneus, somos especializados em manutenção automotiva e estamos sempre perto de você!
Qual a função da bomba d’água?
