Quais são os diferentes tipos de pneus?

Enviado por Comandante em 15 de Abril de 2021
15 de Abril de 2021
tipos de pneus

Os pneus são os únicos equipamentos do carro que têm contato com o solo. Só com esse fato, pode-se deduzir que pneus apropriados e em bom estado são muito importantes para a segurança do motorista e demais pessoas que estiverem no automóvel. Além disso, é possível ter um melhor desempenho do carro.

Mas para escolher o melhor pneu para o seu carro, é essencial que você conheça as características, as exigências do veículo e quais os pontos positivos e negativos de cada pneu e suas principais indicações. Confira no nosso texto as informações que separamos para você.

Tipos de pneus e suas qualidades

Os tipos de pneus são divididos em cinco categorias, que são essenciais para orientar os motoristas no uso correto da peça. Assim como as outras partes do carro, os pneus precisam ser adequados às exigências para melhor eficácia e segurança do automóvel. Para saber qual é o pneu ideal para o seu carro, veja abaixo os diferentes tipos que existem!

On-road ou convencionais

Esse tipo, geralmente, é usado nos veículos de modelo nacional. Apresenta sulcos menores que permitem maior contato com o solo. Entre os seus benefícios, está o desenvolvimento com menor arrasto, que garante maior economia de combustível. Porém, apresenta maior barulho na hora da rotatividade.

Run flat

Outra linha desse tipo de pneus é o run flat, que atualmente equipa o Ford EcoSport. Devido ao seu reforço interno e na banda de rodagem, sendo considerado mais duro que os outros, esse tipo é mais resistente e não perde a pressão interna em casos de furos ou rasgos durante o deslocamento. Dessa forma, você pode continuar transitando com seu automóvel perfeitamente por até 80 quilômetros e em uma velocidade de 80km/h, sem perder qualidade na condução e sem preocupações.

Off-road

Esse tipo de pneu é ideal para trilhas mais radicais ou pistas de terra, cascalho ou lama. Ele é feito para garantir maior segurança e tração em situações fora de estrada. Sua estrutura é mais resistente e possui banda de rodagem maior e sulcos mais largos. Um exemplo de automóvel que apresenta esse tipo de pneus é o Troller T4.

Mistos

Os pneus mistos são indicados para as duas funcionalidades. São ideais para estradas de terra batida, regiões de sítios ou fazendas, mas que não causam grandes dificuldades para qualquer tipo de veículo. Porém, não é apto para uso em trilhas ou locais atoleiros e lamaçais, que precisam de uma tração maior. É o caso do Argo Trekking.

Radicais

Os pneus radicais contam com uma banda de rodagem feita para durar mais tempo e são indicados para quem vai dirigir em alta velocidade. São ideais para Track Days e pistas de arrancadas. A tecnologia que esse tipo apresenta, garante melhor desempenho em curvas, além de uma resposta mais rápida dos freios. 

Na Dinamicar Pneus, você encontra pneus ideais para seu automóvel

Ficou claro que existem diversos tipos de pneu no mercado. O ideal para o seu carro deve levar em consideração o local de direção, objetivo do motorista e indicações da montadora. Para compra de pneus das melhores marcas, como Bridgestone, Pirelli e Continental, vá até a Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, e converse com um de nossos especialistas. Com a assessoria especializada, você poderá decidir pelo melhor modelo para o seu veículo.

Categorias