Quais são os modelos de freios para carros?

Enviado por Comandante em 18 de Dezembro de 2020
18 de Dezembro de 2020
Freio de carro | DINAMICAR PNEUS

Quem procura por um veículo para comprar, pode ficar confuso com os diferentes modelos de freios para carros. São tantos que pode surgir a indecisão de por qual deve-se optar, ainda mais porque esses itens são muito importantes para a segurança do motorista e dos passageiros do automóvel. Pensando nisso, iremos apresentar neste texto os variados tipos dessa peça. Confira!

Modelos de freios para carros

Mesmo existindo diferentes tipos de freios para carros, é possível que algumas pessoas não saibam disso e acreditem que há somente um modelo no mercado automotivo. Mas, ao buscar um automóvel para adquirir, é fundamental estar atento ao bom funcionamento dessa peça. Afinal, ela é responsável pela frenagem até mesmo nos momentos de alta velocidade. Portanto, veja abaixo alguns dos variados modelos de freios para carros!

Freio a tambor

O freio a tambor foi criado em 1902 por Louis Renault. Por ser do tipo hidráulico, ele contém um fluido de freio, que é acionado quando o motorista pressiona o item. Ele recebeu esse nome por ter um tambor de ferro fundido ou um material parecido, que é empurrado pelo fluido. Quando novo, pode ter um funcionamento de 60% nas rodas dianteiras e 40% nas traseiras, onde é mais encontrado. No entanto, após um tempo, pode ser reduzido entre 15% e 30%. Considerado já defasado e menos seguro, por poder concentrar água e sujeira, a explicação de ainda existir é o baixo custo.

Freio a disco

Tendo sistemas parecidos, o freio a disco é apontado como uma evolução do freio a tambor. Esse modelo possui um disco preso à roda, onde há pinças com sapatas. Ao pressionar o pedal, a pinça fecha e prensa o disco. Diferente da primeira opção, o acúmulo de sujeira nele é menor, tornando-o mais seguro e durável. Por ter baixo custo de manutenção, é muito utilizado na parte dianteira dos carros e das motos. Uma de suas vantagens é a maior eficiência de frenagem.

Freio ABS

ABS é a sigla de Antilok Breaking System que, em português, significa Sistema de Freio Antitravamento. Não é à toa que, em 2014, foi determinada uma lei no Brasil ordenando que todos os veículos produzidos no país ou importados a partir de então tivessem esse modelo de freio. Isso porque ele é ainda mais seguro, já que calcula a pressão recebida e a oferece aos poucos. Assim, a frenagem é realizada com variados toques, ao invés de em uma única pressão.

Manutenção de freios para carros é na Dinamicar

Independente do modelo dos freios do seu veículo, é importante fazer a manutenção preventiva frequentemente. Somente dessa maneira é possível manter a segurança de todos os ocupantes do automóvel. Por isso, não deixe de ir à Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, para realizar a manutenção do sistema de freios para carros. Além desse serviço, fazemos muitos outros, como a troca de pneus, amortecedores, bateria, correias e óleo. Para ser atendido por um de nossos qualificados profissionais, corra para uma de nossas 9 lojas!

Categorias