Quais os principais cuidados automotivos nas picapes?

Enviado por Comandante em 25 de Janeiro de 2021
25 de Janeiro de 2021
Cuidados automotivos nas picapes | DINAMICAR PNEUS

Todos os motoristas precisam tomar alguns cuidados com seus carros. No entanto, aqueles que possuem picapes, devem ter uma atenção maior. Isso porque elas são maiores e têm diferenças de algumas peças. Além disso, foram fabricadas para transportarem carga, o que as deixa mais pesadas que os veículos comuns. Por isso, é muito importante tomar certos cuidados automotivos nas picapes. Quer saber quais são? Continue a leitura!

Cuidados automotivos nas picapes que você deve ter

No mercado, existem as picapes leves, médias e grandes. O que as diferencia são o tamanho e a capacidade de carga de cada uma. Independente do modelo, os proprietários devem ter cuidados automotivos nas picapes para que mantenham o bom funcionamento. Além disso, é possível evitar custos com manutenção preventiva. Confira abaixo quais são os cuidados necessários!

Faça manutenção preventiva regularmente

Qualquer automóvel precisa ser revisado com frequência. Mas é essencial que o proprietário de uma picape esteja atento à manutenção preventiva que ela exige. Isso porque esse modelo de veículo costuma ser mais pesado por causa do volume de objetos que carrega e é diferenciado dos carros tradicionais.

Sendo assim, faça a revisão conforme a periodicidade que a montadora indica. Geralmente, é recomendada a cada 10 mil quilômetros rodados. Neste serviço, serão trocadas todas as peças que estiverem desgastadas e não puderem mais ser utilizadas. Além disso, quando o óleo do motor for substituído, esteja atento para ver se é o ideal para a picape. Muitas delas são a diesel e necessitam de um óleo específico.

Por causa do peso que esse automóvel carrega, o motor e o câmbio sofrem mais desgastes do que veículos tradicionais. Por esse motivo, é importante que essas peças sejam verificadas. Além disso, se a picape costuma rodar em estradas de terra, é no momento da revisão que o filtro do ar-condicionado precisa ser trocado.

Tenha atenção com a carga transportada

Quem possui uma picape tem a vantagem de poder carregar maior quantidade de objetos para onde desejar. Mas é primordial não exagerar e cumprir a recomendação do fabricante. A carga deve ter até 50 centímetros de altura e não pode exceder a largura da carroceria. O peso também não pode ser ultrapassado. Seguindo as informações do manual da picape, a vida útil do automóvel e a segurança do motorista e dos passageiros são mantidas. Assim, evita-se problemas na suspensão e nos amortecedores, além de acidentes.

Utilize os pneus e amortecedores ideais

Os pneus devem ser maiores e mais largos do que aqueles que são utilizados em carros comuns. Isso porque eles precisam suportar o peso da picape. Para que a tração seja garantida, a banda de rodagem é desenhada. Afinal, muitos condutores que possuem esse modelo de automóvel costumam rodar em solo sem asfalto. Pelos mesmos motivos dos pneus diferenciados, os amortecedores precisam ser mais robustos e resistentes.

Cuidados automotivos nas picapes é com a Dinamicar

Se você tem uma picape, não pode deixar de ter atenção com os pontos apresentados nesse texto. Assim, você garante o bom funcionamento do veículo e sua segurança. Para cumprir com os cuidados automotivos nas picapes, você pode contar com a Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro. Além de vendermos e fazermos a troca de pneus, também realizamos a revisão e check-up que seu automóvel necessita para estar em ótimas condições. Vá em uma de nossas 9 lojas para que a manutenção preventiva da sua picape seja feita com excelência!

Categorias