Quais os efeitos da maresia no carro e como prevenir?

Enviado por Comandante em 16 de Março de 2021
16 de Março de 2021
efeitos maresia no carro

Estamos no último mês da estação mais quente do ano. Por isso, durante o verão, muitas pessoas estão indo à praia para se refrescar. Pode até ser uma ação benéfica para os indivíduos, mas o carro sofre com essa prática. Isso porque a maresia costuma afetar alguns itens do automóvel. Sendo assim, é importante tomar alguns cuidados para evitar desgastes. Confira nesse artigo quais são os componentes mais vulneráveis à maresia e as melhores dicas para conservar o seu veículo!

Quais componentes do carro são afetados pela maresia?

A combinação de água, sal, areia e vento da maresia parecem inofensivos. Porém, a verdade é que ela é uma inimiga do carro. Isso porque as superfícies metálicas são desgastadas e o tempo de vida útil de alguns itens é reduzido. É fundamental estar atento a quais peças são prejudicadas para fazer manutenção e não ter surpresas negativas após os dias de calor na praia. Por isso, veja abaixo quais são os principais componentes afetados pela maresia!

Conexões elétricas

Itens de conexões elétricas são os mais suscetíveis aos problemas causados pela maresia. Por exemplo, terminais e cabos são produzidos em ligas metálicas. Caso tenham contato com areia ou água, terão suas ligações enferrujadas. Com isso, o carro passa por uma sucessão de problemas elétricos. Eles podem alcançar o funcionamento das lâmpadas, da ignição, do som e do próprio carro, afetando a bateria.

Correias e rolamentos

As correias da transmissão e do motor também podem ser danificadas pela maresia. Quando uma delas rompe, o carro deixa de funcionar. Já no caso dos rolamentos, o motorista pode sentir que há engasgos enquanto dirige o veículo. Isso causa instabilidade na condução e ruídos.

Filtros

Os filtros do carro podem perder a sua funcionalidade por causa da poeira, areia e umidade no ar. Ao ter muito contato com esse ambiente, os itens dos filtros são danificados com maior facilidade. Assim, é necessário trocá-los antes do que deveria.

Como prevenir danos dos efeitos da maresia no carro?

Nenhum proprietário de carro deseja que os componentes dele sejam danificados. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para evitar o desgaste das peças. Se você passou uma temporada na praia recentemente ou vai para o litoral em breve, precisa estar atento ao funcionamento do seu automóvel. Confira abaixo como se prevenir dos danos causados pela maresia!

  • Não dirija sobre a areia ou próximo ao mar;
  • Evite manter os componentes elétricos e o motor ligados quando não há necessidade;
  • Estacione o carro em garagem coberta e fechada durante a noite;
  • Use capas para proteger as rodas quando o veículo estiver estacionado;
  • Veja se os terminais de bateria, conectores elétricos, filtros e o equipamento de lubrificação estão sem areia e água;
  • Faça uma limpeza geral no automóvel, principalmente nas conexões elétricas.

Faça a manutenção do carro antes e após temporada na praia

Antes e depois de passar um tempo no litoral e curtir a praia, é importante fazer a manutenção. Dessa maneira, é possível evitar que o seu carro passe por sérios problemas e que você fique na mão. Para isso, você pode contar com a Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro. Além de verificar todos os itens, nossos qualificados profissionais fazem a troca de bateria, correias, filtro do ar-condicionado automotivo e todas as outras peças que precisam ser substituídas. Temos 9 lojas no Rio de Janeiro. Vá até a mais próxima de você e tenha o seu automóvel cuidado por excelentes profissionais!

Categorias