Quais as limitações do pneu de estepe?

Submitted by Comandante on 28 de Maio de 2020
28 de Maio de 2020
Pneu estepe | Dinamicar Pneus

No dia a dia das (esburacadas) vias brasileiras, os motoristas estão sujeitos a diversas intercorrências, ou seja, situações inesperadas que podem gerar dor de cabeça e que, justamente por serem inesperadas, não sabemos exatamente o dia e o horário em que vão ocorrer (se numa ida ao supermercado ou a caminho de uma importantíssima reunião de trabalho). Mas podemos tomar diversas medidas de precaução e prevenção, sendo uma delas manter em condições adequadas o pneu de estepetemporário, também conhecido como pneu reserva ou pneu sobressalente.

Além de manter em dia a revisão veicular e procedimentos de manutenção automotiva, no caso dos pneus, especificamente, é obrigatória por lei que todos os veículos nacionais e importados tenham o estepe de pneu temporário, que serve justamente para situações de emergência, como no caso de um pneu furado.

Diferenças entre o estepe e os pneus do veículo

Durante o processo de fabricação do veículo, é de fundamental importância otimizar ao máximo a gestão de espaços do carro, o que faz com que o estepe não reúna as mesmas condições dos pneus principais, sendo recomendado apenas para situações emergenciais e em curtíssimo prazo. Além de custar menos para ser fabricado, o estepe com menor peso diminui o consumo de combustível do veículo. Ainda assim, ele deve apresentar todas as condições necessárias para um pneu sobressalente, servindo bem nas tais situações inesperadas.

 

Além do menor peso e do menor tamanho, o estepe não possui o mesmo desempenho na tração do carro nas curvas e possui menor limite de velocidade (este número pode ser visto no manual do fabricante, e em geral gira em torno de 80 km/h), o que torna importante que o motorista redobre as atenções quando dirigir com este pneu substituindo algum dos quatro pneus principais.

Limitações do estepe temporário

A primeira limitação que podemos citar é justamente a quilometragem: devido a todas as questões citadas acima, este pneu não é recomendado para realizar grandes percursos, de modo que o condutor, o mais possível, deve procurar uma oficina para colocar um novo pneu, digamos, convencional. Além dos problemas citados acima de tração e controle, utilizar o estepe por um tempo além do recomendado pode gerar problemas de balanceamento no veículo, tendo em vista que a harmonia e o equilíbrio do carro são afetados pela presença de um pneu com dimensões diferenciadas.

Por exemplo, ao dirigir um carro com o estepe, você pode perceber que o carro “puxa” para o lado no qual ele está instalado, o que afeta a dirigibilidade do veículo. Além disso, se seu carro tiver dispositivos de inteligência artificial, o seu funcionamento também será afetado, pois eles são projetados para as situações normais, nas quais os quatro pneus principais estão em funcionamento. Por isso, é de esperar que as luzes do painel do seu veículo percam a precisão nas informações que são fornecidas (um bom exemplo é o funcionamento dos freios ABS), que consistem em sensores instalados nas rodas do veículo.

Além de todas as limitações citadas, o uso prolongado do estepe também aumenta muito os riscos de que seja furado novamente, uma vez que é projetado para curtas distâncias, ou seja, para situações de emergência. Se você tiver horário e não puder ir logo para a oficina, não deixe de fazê-lo logo após o término de seus compromissos do dia. Ah! E claro: não deixe de substituir o mais rápido possível, até porque você está sujeito a multa e a perda de cinco pontos na carteira de habilitação.

A Dinamicar Pneus oferece todos os serviços de prevenção e manutenção automotiva!

É sempre melhor prevenir do que remediar, então mantenha a revisão do seu veículo em dia e acompanhe com frequência o estado de todos os componentes do carro. No caso dos pneus, além de estar sempre com o pneu de estepe em boas condições, sempre fique de olho no alinhamento, calibragem, balanceamento etc., procedimentos que diminuem bastante o risco de intercorrências, como ter um pneu furado na rua. Mas, no caso de emergência, você também pode contar com a DInamicar Pneus, a sua loja de pneus no Rio de Janeiro, com lojas espalhadas pela região metropolitana, para efetuar qualquer tipo de reparo e substituição. Entre já em contato!

Categorias