Produção e venda de carros aumentam em fevereiro e no bimestre

Industria produzindo carros | Produção e venda de carros aumentam em fevereiro e no bimestre

O crescimento nas vendas de veículos dos últimos meses já reflete na produção da indústria automobilística. O mês de fevereiro apresentou aumento no número de carros produzidos em relação a janeiro deste ano e a fevereiro do ano passado. Os números são da Anfavea, Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores e faz referência à produção média por dia.

Ao todo, o Brasil produziu, em fevereiro, 201,1 mil novos carros. Na comparação com o mesmo período de 2017, essa produção foi 19,5% maior. Já no comparativo com janeiro desse ano, o número absoluto foi menor, no entanto, como fevereiro é um mês mais curto e com menos dias úteis por conta do carnaval, a quantidade de veículos produzidos por dia foi maior: 6,2%.

Nesse texto, o Blog da Dinamicar — loja de pneus no Rio de Janeiro
— traz mais detalhes sobre a produção e a venda de veículos no primeiro bimestre.

Crescimento da economia

Nos dois primeiros meses de 2018, a indústria de automóveis produziu 431,6 mil novos veículos. Isso é 15% a mais do que no primeiro bimestre de 2017, quando a produção total foi de 375,2 mil. Esses números acompanham o crescimento dos números de produção de diversos setores indústria brasileira nos últimos meses.

A produção automobilística, quando comparada à maioria dos outros setores industriais, teve uma particularidade: enquanto diversos setores apresentaram baixa nos meses de queda na economia, a indústria de veículos manteve-se com bons números. Esses resultados se apoiaram nas exportações, principalmente para a Argentina.

Venda de carros

Assim como os números de produção, as vendas de carro também caíram em números totais quando comparadas a janeiro. Na média por dia, no entanto, o número também aumentou. No bimestre, a alta foi de 19,5% no comparativo com 2017, somando 338,17 mil carros produzidos.

Apesar do crescimento, os números dos dois primeiros meses ainda estão abaixo da média dos últimos 10 anos. Para o presidente da Anfavea, no entanto, mais importante que isso, é que a indústria continue com o crescimento pelos próximos meses.

A venda de caminhões teve ótimos números: o crescimento, em comparação a fevereiro de 2017, foi de 54,6%. Já no comparativo bimestral, o aumento foi de 54,7%, com 8.601 veículos vendidos.

Exportações e importações

A Associação de Veículos Automotores também diz respeito a veículos e máquinas agrícolas. A exportação desse tipo de automóvel cresceu 23% em relação ao mês de fevereiro de 2017. Essas vendas acumularam um total de US$ 1,48 bilhão. Nos 2 primeiros meses do ano, as vendas externas acumulam crescimento de 24,8%, para US$ 2,5 bilhões.

Foram, ainda, vendidos 66,3 mil veículos leves para outros países, 1,2% menor do que o mesmo mês do ano passado.

Além disso, o número de empregos na indústria de carros também aumentou: 2,5%.

Faça sua manutenção na Dinamicar

A manutenção periódica é fundamental para o bom funcionamento do carro e para a segurança de quem está dentro dele. Mesmo com um automóvel novo, é sempre muito importante ficar atento quando os primeiros sinais de desgaste começarem a aparecer. Assim que precisar, passe em uma das lojas da Dinamicar, onde você encontra os melhores serviços e profissionais para seu veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *