Problemas com a ventoinha?

ventoinha de carro

A ventoinha é a peça responsável pelo esfriamento do radiador, evitando o tão temido superaquecimento do veículo. Ao menor sinal de problemas com este item, procure um profissional, pois a reparação rápida evita que o equipamento tenha problemas para armar ou desarmar.

Sabe quando você para no sinal e escuta um barulho no carro? É o pequeno motor elétrico da ventoinha trabalhando para evitar o aquecimento. É importante realizar uma verificação visual para constatar os possíveis problemas de funcionamento na peça. Para isso, ligue o carro na marcha lenta e espere a ventoinha ser acionada. Os possíveis problemas são: fusíveis, fios, sensor de temperatura ou nível do líquido de arrefecimento.

Possíveis problemas

  • Fusível – Como a ventoinha está relacionada à parte elétrica, verifique os fusíveis. O manual do veículo aponta o local exato do dispositivo que controla o sistema de resfriamento. Ao menor sinal de dano, substitua a peça.
  • Fios – O motor aquece e a ventoinha não funciona? Verifique os fios. Para que tudo funcione corretamente, eles devem estar entregando cerca de 12 volts de corrente contínua. Verifique se há corrente presente utilizando um voltímetro. Se não houver, você precisa verificar os fios e o relé da ventoinha, para avaliar se a substituição é necessária. Mas se houver voltagem, a ventoinha precisará ser substituída.
  • Sensor de temperatura – Quando esta peça não funciona corretamente, a ventoinha não é acionada direto. É ele que lê a temperatura do sistema de arrefecimento do radiador.
    Líquido de arrefecimento – De simples visualização, é importante que o nível deste líquido esteja na medida correta. Basta olha o reservatório no motor e atestar que não há vazamentos ou ferrugem no líquido.

Precisando de manutenção?

A Dinamicar é um autocenter especializado em manutenção automotiva. Faça o check-up antes da vistoria ou a manutenção preventiva do seu carro em uma de nossas oitos lojas. Rapidez, qualidade e os melhores preços de pneus do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *