Portugal pode ensinar ao mundo como alterar o cenário energético por completo em seis anos, diz o primeiro-ministro, José Sócrates, na Cimeira Mundial de Energia, no Abu Dhabi. O objetivo do programa português da mobilidade elétrica é fazer com que em 2020, haja 10% de veículos elétricos na totalidade do parque automóvel nacional.
O programa Mobi-e, que desenvolve a rede nacional de abastecimento de veículos elétricos e que tem prevista a instalação e funcionamento de 1350 pontos de carregamento de veículos no território nacional. A informação foi avançada por João Dias, coordenador nacional do programa MOBI.E, que prevê uma aceleração das vendas de carros eléctricos até 2020, estimando que nesse ano a taxa de penetração do veículo eléctrico face à frota automóvel de combustão seja de 10% – o equivalente a 800.000 veículos.
O programa português tem como objetivo da mobilidade elétrica, fazer com que em 2020, haja 10% de veículos elétricos na totalidade do parque automóvel nacional, disse o primeiro ministro, José Socrates, na cerimónia de inauguração do certame internacional do Abu Dhabi consagrado à energia do futuro.