Para a regulagem dos ângulos da direção do veículo conforme as especificações do fabricante. Basicamente são 4 ângulos a serem verificados: convergência, divergência, camber e caster.
Quando deve ser efetuado:
Em todas as revisões estipuladas pelo fabricante do veículo, ou pelo menos, a cada 7.000 km rodados;
Sempre que houver a substituição de algum elemento da suspensão ou da direção;
Na colocação de pneus novos;
Sempre após um impacto forte contra buracos, pedras, guias ou outros objetos;
O veículo tende a ir mais para um lado ou tem dificuldade de se manter na trajetória;
Quando forem verificados desgastes irregulares nos pneus.
O alinhamento é especificado pelo fabricante do veículo, a fim de oferecer uma maior eficiência de rolamento e melhor dirigibilidade. Caso haja alguma alteração nas especificações de alinhamento ocasionada por impacto, trepidação, compressão lateral ou desgaste dos componentes da suspensão, poderá haver o comprometimento do bom funcionamento do veículo ou, ainda, provocar um desgaste irregular e prematuro da banda de rodagem dos pneus.
Existem diversos métodos de alinhamento no mercado. Entretanto, atualmente, o alinhamento total das quatro rodas é o serviço mais completo e eficiente do mercado, pois nele a convergência individual traseira é medida e ajustada conforme as especificações do fabricante. Esse ajuste faz coincidir a linha direcional das rodas traseiras com a linha geométrica central direcional. Nesse caso, as quatro rodas ficarão paralelas entre si e o volante centrado, o que resulta no paralelismo total do veículo.