Pneus do tipo run flat são os que, mesmo avariados, podem continuar a rodar. Não são, entretanto, todos os carros que suportam esses pneus, já que é necessária uma suspensão especial, que dê sustentação à sua estrutura mais rígida, e outros itens que precisam ser instalados ou vir de fábrica.
Pneus Run Flat: o que é?
Em tradução livre, run flat quer dizer correr plano, ou correr liso. Diferente de um pneu normal, um run flat é equipado com reforços que impedem que o pneu murche caso seja furado. Graças à sua composição especial, esses pneus mantêm a temperatura estável mesmo sob avaria. Depois de detectado um furo, pode-se rodar até 80 km sem necessidade de reparo, contanto que se mantenha velocidade de, no máximo, 80 km.
Uma vantagem de um run flat, além de poder rodar furado, é que ele pode ser instalado em qualquer tipo de roda, durando o mesmo que um pneu comum, embora isso não seja consenso entre os especialistas. Claro que, mesmo podendo rodar avariado, um pneu run flat precisa de reparos, que devem ser feitos em locais especializados. Não adianta levar no borracheiro da esquina para consertar. Um run flat também não desobriga o usuário do estepe, que deve ter as mesmas características, segundo resolução do Contran de 1998.
Pela sua composição diferenciada, um pneu desse tipo tem preços variando de 20 a 30% a mais em relação a pneus comuns.
Pneus Run Flat na Dinamicar Pneus