Ultimamente os pneus desempenham um papel muito importante dentro de estratégia na F-1. Com a mudança em 2001 de fabricante para a Pirelli, os novos conceitos que foram adotados, podem se tornar ainda mais decisivos.Segundo um pedido das equipes, a nova fornecedora buscou produzir compostos que se desgastem mais, obrigando os pilotos a fazerem mais pit stops, o que deve movimentar mais as provas.
A diferença entre os quatro tipos de compostos supermacio, macio, médio e duro também é maior, podendo chegar, segundo a Pirelli, a três segundos.
"É uma grande diferença, mas é o que estamos tentando fazer, pois no jogo da estratégia, você terá que fazer uma decisão entre desempenho e longevidade", explicou Paul Hembery, diretor esportivo da empresa italiana, em entrevista coletiva no último domingo, em Jerez de la Frontera.
A Pirelli deve ter uma atualização dos pneus supermacios já em Barcelona, que recebe mais quatro dias da pré-temporada entre 18 e 21 de fevereiro, e onde as temperaturas estão ainda mais baixas do que em Jerez. Depois, a F-1 segue para apenas mais quatro sessões de testes no Bahrein, uma semana antes da primeira etapa de 2011.