Pneus mistos: quando vale a pena utilizar?

Imagem detalhe de pneus mistos | Pneus mistos: quando vale a pena utilizar?

Você conhece os pneus mistos? São compostos que podem ser utilizados tanto no asfalto quanto na estrada. Como podemos observar no cotidiano, os modelos de carros mais esportivos são bastante vistos por aí: são os chamados utilitários crossover ou SUV. Existem diferenças entre essas duas classificações, mas entre elas existe em comum a preocupação de o motorista ter um carro bastante robusto, seguro e que consiga atravessar todas as adversidades que os carros costumam frequentar no cotidiano.

Existem muitas pessoas que defendem a compra de pneus mistos para o carro, alegando a versatilidade trazida e o conjunto de obstáculos que podemos enfrentar no nosso cotidiano mesmo estando em uma metrópole com tudo que a urbanização traz. Afinal de contas, as estradas de asfalto do Rio de Janeiro, por exemplo, estão longe de ser as mais seguras, confortáveis e “lisinhas”, além de haver muitas estradas de terra por aí, além dos milhões de buracos que temos que enfrentar cotidianamente, mesmo no asfalto.

O que são os pneus mistos?

Como vimos, os pneus mistos se caracterizam por poder ser utilizados em condições bastante diferentes entre si: desde o conforto do asfalto de uma estrada maravilhosa na Europa até as aventuras em estradas de terra, esburacadas e com diversos obstáculos. Ao longo do século XX, quando a preocupação e o próprio acesso a informações sobre o consumo de combustível não eram tão grandes quanto hoje, disseminou-se pelo mundo o conceito dos carros esportivos, que encaram qualquer aventura e deixam seus tripulantes em uma situação bastante segura. Se você fizer o esforço de se lembrar dos comerciais de carros dessas linhas, vai se lembrar bem do enfoque nessa pegada da aventura.

Tecnicamente, os pneus mistos se caracterizam por serem um intermediário entre os chamados off-road e os pneus tipicamente urbanos, produzidos para o asfalto. Os pneus mistos possuem estrutura mais reforçada, o que lhes conferem um menor risco de perfuração e uma maior resistência aos impactos externos. Uma outra característica, portanto, acaba sendo uma maior profundidade dos sulcos dos pneus, que permitem que o carro transite com maior facilidade em solos irregulares e tenha uma melhor tração em superfícies e curvas mais desafiadoras.

Os pneus mistos podem se voltar mais para o asfalto ou a estrada?

Ainda sobre condições técnicas dos pneus mistos, cabe informar que não existe apenas um modelo. Existem modelos para utilização bastante mista do carro: são os chamados pneus mistos “50/50”, com os compostos sendo desenvolvidos com foco semelhante entre asfalto e estrada. São voltados para aqueles motoristas que não utilizam com maior frequência em um determinado lado dessa “mistura”. Por outro lado, existem pneus mistos mais voltados para o asfalto das grandes cidades ou para as grandes aventuras das estradas, como o “20/80” e o “70/30”, em que o primeiro número representa o quanto o pneu é voltado para o off-road.

Quando vale a pena usar pneus mistos?

Feitas todas essas explicações, vale agora, como forma de conclusão, realizarmos uma reflexão sobre o uso (ou não) dos pneus mistos. Muitos motoristas, encantados pelo toque aventureiro que esses pneus trazem, acabam esquecendo que passam quase todo o seu tempo no asfalto. E, nestas circunstâncias, os pneus mistos não valem a pena, pois representam um aumento de consumo do combustível, uma vez que a maior profundidade dos seus sulcos gera uma maior força de arrasto, consequentemente maior esforço do motor para movimentar o veículo, como vimos com detalhes em outro texto do nosso blog sobre a relação entre os pneus e o consumo de combustível. Além disso, os pneus mistos são bastante mais ruidosos e custam, em média, 50% a mais que os pneus voltados para o asfalto.

Por outro lado, vale a pena optar pelos mistos se a sua rotina for bastante mista mesmo, entre o asfalto e situações com maiores obstáculos, mesmo considerando o maior custo e o maior aumento de combustível. Se você for dirigir o seu carro com bastante frequência em circunstâncias off-road, mas também utiliza bastante no asfalto das cidades, colocar os pneus mistos é uma boa pedida, considerando a própria segurança e o conforto de quem está no carro e uma melhor tração do veículo!

Dinamicar Pneus: as melhores marcas pelos menores preços!

Ficou curioso com esse debate? Os profissionais da Dinamicar Pneus estão à sua disposição para te auxiliar nessa escolha! Se for o caso de escolher pelos pneus mistos, é importante optar pelo modelo adequado à sua rotina e ao seu estilo de vida. Só na Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, você tem as melhores marcas pelos menores preços garantidos! Vá até uma de nossas nove lojas, espalhadas pelo Rio e Grande Rio, e veja com seus próprios olhos! Nossos colaboradores podem te ajudar a entender melhor qual pneu escolher para o seu carro. E, claro, comprar os pneus de maior qualidade pelos menores preços. Traga já seu carro para a Dinamicar e tenha acesso a serviços de excelência em manutenção automotiva!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *