Pneus interferem no consumo de combustível do carro?

Enviado por Comandante em 27 de Novembro de 2020
27 de Novembro de 2020
Pneus e combustível | DINAMICAR PNEUS

Diversos fatores afetam o consumo do combustível de um carro. Alguns hábitos dos motoristas podem fazer com que os veículos gastem muito mais gasolina, álcool, GNV ou diesel. Sendo assim, os custos financeiros aumentam. Muitos condutores não sabem que o uso errôneo de algumas peças pode prejudicar nessa questão. Mas, será que os pneus também interferem no abastecimento de um automóvel? É esse questionamento que iremos responder no texto abaixo. Além disso, apresentaremos dicas de como economizar o combustível.

Pneus influenciam no consumo de combustível?

Assim como muitos elementos, os pneus influenciam diretamente no consumo de combustível do veículo. Isso pode acontecer se o motorista não utilizar as peças corretas e conservá-las de maneira errada. Assim, o motor precisa gerar muito mais força. Quanto mais força ele produzir, maior será o envio de tração para os eixos que movimentam as rodas.

Com um grande esforço do motor, a queima de combustível ocorre com mais rapidez para originar a potência, resultando em um aumento de energia do carro. Além de diminuir a vida útil do motor, é necessário abastecer o veículo com maior frequência. Por isso, é fundamental que o veículo esteja com os pneus certos. Além disso, o condutor deve ter o cuidado de fazer a manutenção automotiva.

Dicas de como economizar com os pneus corretos

Algumas atitudes dos motoristas podem ocasionar um desempenho ruim do carro. É fundamental ter o conhecimento do que fazer para que o veículo tenha um bom desenvolvimento na estrada. Os pneus são peças essenciais e determinantes no nível de consumo de combustível. Por isso, exibiremos dicas que irão ajudar a economizar.

Tamanho dos pneus

Muitos motoristas optam por pneus largos com o objetivo de ter um carro mais belo. Outros já os preferem por ter maior aderência nas estradas. No entanto, eles são mais pesados. Por isso, o motor precisa realizar mais força para movê-los, resultando em maior consumo de combustível. Os pneus menores são ideais para quem dirige em vias urbanas, pois não são tão pesados e diminuem o consumo.

Calibragem dos pneus

É importante calibrar os pneus de acordo com o recomendado pelo fabricante. Isso porque, quando a calibragem é feita de forma errada, o motor precisa realizar mais força e, consequentemente, há mais consumo de combustível, que pode chegar a um aumento de 20%. Além disso, os pneus murchos prejudicam o sistema de direção e suspensão do carro.

Pneus “verdes”

Os pneus “verdes” são chamados dessa maneira por serem produzidos com foco na ecologia. Investir neles é uma boa escolha, pois consomem menos combustível. Avalia-se que, daqui a 10 anos, todos os carros novos já serão feitos com eles. Além da economia, ele diminui o nível de emissões de gases poluentes.

Pneus de qualidade é na Dinamicar

Como observado, as escolhas do condutor quanto aos pneus do carro afetam totalmente o nível de consumo do combustível e, consequentemente, os gastos. Por isso, é importante optar por aqueles que não prejudicarão o veículo e a conta no fim do mês. Para adquirir os itens ideais e fazer a calibragem correta, você pode contar com a Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro. Dispomos de variados modelos de marcas nacionais e importadas para o seu automóvel. Além disso, fornecemos o serviços de troca de pneus. Entre em contato!

Categorias