O mercado de blindagem, segundo a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), vem crescendo com grande força. No ano de 2021, por exemplo, houve um recorde de distribuição neste setor, no entanto, muitas dúvidas ainda surgem sobre o processo de blindagem de um veículo, sendo discutido muitas vezes se os pneus para carros blindados devem ser diferenciados.
Blindar um carro é deixá-lo mais seguro, resistente a tiros, impactos, explosões, etc. Pensando nisso, os pneus poderiam ser um ponto vulnerável do veículo. Além disso, por apresentar maior peso em sua estrutura, os carros blindados certamente são suscetíveis a desgastar os pneus de forma mais rápida do que veículos tradicionais. Neste blog vamos abordar qual a melhor solução quando pensamos em pneus para blindados.
Quanto mais peso mais pressão! A calibragem é a solução?
Na calibragem de um pneu, sabemos que devemos aumentar a pressão conforme o peso presente no veículo, por isso, por exemplo, é importante calibrá-los antes de viajar, pois se considera o peso estimado das pessoas e das malas que vão estar no veículo. Seguindo a mesma lógica, para um carro blindado, a solução a princípio poderia ser aumentar a pressão dos pneus até atingir o peso adicionado pela blindagem, no entanto, não funciona desta maneira.
É importante saber que um veículo é dinâmico, ou seja, sofre interferências de acordo com o seu funcionamento e situações cotidianas na estrada, como, por exemplo, uma freada. Supondo uma situação de frenagem em que um veículo de 1.500 kg esteja à 110 km/h, até o carro parar totalmente ocasionará uma força de 613 kgf sobre os pneus dianteiros, em caso idêntico, com um veículo 300 kg adicional de blindagem, a força incidida sobre esses pneus seriam de 735 kgf.
Somente a calibragem, não seria suficiente para atender à demanda de resistência que devem existir nos pneus para carros blindados, sendo necessária uma borracha mais rígida; do contrário, além do veículo, perder o seu desempenho, poderia estourar os pneus com muita facilidade.
Pneus run flat, a solução para carros blindados
Concluímos então que os pneus para carros blindados devem ser diferentes dos pneus comuns, sua estrutura deve ser mais resistente, mais dura e reforçada; tudo isso para suportar o peso do veículo. Esses pneus específicos são os run flat, que significa literalmente “roda no chão” ou pneus que podem andar vazios, isto por sua borracha ser tão maciça que consegue rodar até 80 km dentro desta condição.
Abordando um pouco mais sobre suas características, os pneus run flat possuem reforço extra nas paredes laterais, trazendo mais segurança e conforto para quem está dirigindo um veículo blindado, inclusive mantendo o controle em caso de furo. No entanto, esses pneus ainda não são tão populares no Brasil, ainda que estejam sendo fabricados cerca de 60 mil unidades por ano.
O que é preciso para um veículo, seja ele qual for, utilizar um pneu run flat ?
Ainda que o assunto principal seja a busca para eleger a melhor funcionalidade e eficiência quando o assunto é pneus para carros blindados, proprietários de outros tipos de veículos podem se perguntar se os pneus run flat são também vantajosos. Na verdade, a vantagem se dá por todas as características relativas à resistência deste pneu, no entanto, é importante saber que, por serem mais duros que os convencionais, os pneus run flat podem gerar mais atrito com o solo quando não são utilizados em carros preparados para recebê-lo.
É imprescindível que os proprietários que optem por pneus run flat para os seus veículos, estes devem possuir suspensão e rodas preparadas para suportá-lo, além disso, devem possuir um sistema de sensor de pressão (TPMS), garantindo assim que o proprietário perceba quando o veículo necessitar a calibragem dos pneus.
Outra importante observação é que os pneus run flat são restritos para carros premium, como BMW, Audi, Mercedes e Porche. Qualquer um desses modelos, para utilizar um pneu run flat, é obrigatório passar por uma homologação para avaliar as características do veículo, assim como os carros blindados.
Todo carro blindado pode usar pneus run flat?
Sobre o processo de blindagem de um carro, hoje é possível que diversos modelos recebam a blindagem, desde que tenham estrutura suficiente para suportar o peso acrescentado ao veículo. No entanto, como já mencionamos, os pneus para carros blindados, sendo modelos run flat, devem passar igualmente pelo processo de homologação. Caso o veículo não seja compatível com os requisitos para utilizar esses pneus, os proprietários devem buscar outros com um maior Índice de Treadwear, isto é, pneus com maior resistência. No entanto, é muito difícil acontecer esses casos, visto que o serviço de blindagem é geralmente realizado em veículos premium.
Onde encontrar pneus para carros blindados no Rio de Janeiro?
O mercado de pneus run flat vem crescendo muito em nosso país, isso porque além de oferecer uma performance muito maior e alta resistência, esses pneus também desobrigam a necessidade de steps. Cada dia, novas tecnologias são criadas, principalmente quando o assunto é durabilidade e qualidade.
Se você está buscando os melhores pneus para carros blindados, aqui na Dinamicar, loja de pneus no Rio de Janeiro, você encontra diversos modelos run flex e toda linha de importados. Entre em contato conosco e deixe o seu carro sempre equipado, com total segurança e alto desempenho na estrada. Fale com um de nossos especialistas.