Muita gente adora viajar, não? Visitar a família, os amigos, a namorada ou o namorado é sempre bom. Muitas pessoas também viajam a trabalho de vez em quando e vários trabalhadores praticamente vivem na estrada.
Infelizmente, muita gente não verifica o carro antes de pegar a estrada. Certas vezes por puro esquecimento, outras por falta de importância. Acontece que um carro é uma arma nas mãos em condições erradas. É frequente ver pessoas viajando com os pneus do veículo carecas. Pneus carecas significam pneus lisos, sem as rachaduras habituais.
Pneus nesse estado significam um risco altíssimo de acidente com o automóvel
A pressão dentro do pneu não pode ser utilizada de forma incorreta. Quando a pressão do pneu está baixa, sua área de contato com o solo muda e ocasiona o aumento do consumo de combustível e acelera o desgaste. Fisicamente falando, pneus carecas não possuem aderência ao solo. Esses fatores, além de serem prejudiciais ao carro, põem em risco a vida do motorista e de todos os passageiros que estiverem no veículo.
Pneus com pressão alta demais não compensam a sua falta. O certo é ficar no ponto certo de pressão no pneu
Por ser um risco para a vida dos motoristas, trafegar com pneus carecas é considerado infração de trânsito de nível grave. A multa para esse nível infratório é de R$ 127.
Para saber é hora certa de trocar os pneus, é importante observar a chamada banda de rodagem, que é onde fica o ‘desenho’ do pneu. O desgaste do limite de segurança é de 1.6 mm. Quando o desenho estiver perto desse nível, os pneus precisam ser substituídos.
Antes de viajar, deve-se lembrar sempre de verificar não só os pneus, mas o carro todo. A vida é mais preciosa que o tempo ou que qualquer horário.