Pneu Uptis: a próxima aposta da Michelin e General Motors

Imagem detalhe de pneu Uptis | Pneu Uptis: a próxima aposta da Michelin e General Motors

Uma notícia que agitou o mercado automobilístico trata de uma tecnologia que será aplicada aos pneus, que a partir de agora não irão mais rasgar ou furar. Sem dúvidas, é uma revolução no universo automotivo e um passo importante para a indústria do segmento. O pneu Uptis, nome deste novo produto, é uma aposta que surge através de uma parceria entre a Michelin e a General Motors.

O pneu Uptis é um produto promissor para todo o setor e que atende aos anseios de todos os consumidores, em especial os brasileiros, que precisam lidar com as instabilidades de um asfalto esburacado, que castiga os pneus que acabam furando ou rasgando, causando muito prejuízo e dor de cabeça para os proprietários.

Pneu Uptis: uma nova geração com muita tecnologia

A nova geração de tecnologias de pneus chega com o pneu Uptis – Unique Punctureproof Tyre System. São pneus sem ar, feitos para veículos de passageiros.

A Michelin e a General Motors se uniram neste projeto e já estão com o protótipo do pneu. A expectativa é que, até 2024, os veículos de passeio estejam rodando com um pneu que não fura e não rasga, oferecendo muito mais segurança e comodidade para os usuários.

O pneu Uptis já está sendo testado em um carro da GM, especificamente o Chevrolet Bolt EV. O produto está sendo usado em ambiente controlado na cidade de Michigan, nos Estados Unidos. O objetivo é verificar o desempenho dos pneus nas mais diferentes condições.

Pneu Uptis – Um modelo sem ar!

O pneu Uptis não possui ar em seu interior, o que permite usar um conjunto de roda diferenciado e totalmente inovador. Na prática, no que se trata da estrutura dos pneus, eles não furam e não rasgam, aumentando sua durabilidade e vida útil, oferecendo mais segurança para o condutor.

O produto tem uma proposta parecida com outro modelo apresentado pela Michelin em 2017, o pneu Vision, que possui as seguintes características:

  • É um pneu sem ar;
  • 100% sustentável;
  • Conectado;
  • Feito com impressão 3D.

Ou seja, além de serem biodegradáveis e renováveis, essas novas famílias de pneus utilizam as melhores tecnologias do momento, apresentando inovação absoluta. O objetivo da General Motors nesta parceria com a Michelin, segundo executivos da própria montadora, é preparar os veículos para o futuro da indústria automobilística. Neste contexto, trabalhar com parceiros é fundamental para desenvolver novas soluções e beneficiar os clientes.

Pneu Uptis – Feito para veículos de passageiros!

Um dos diferenciais do pneu Uptis é que o produto foi elaborado para veículos de passageiros, além de ser projetado para frotas elétricas, veículos autônomos e outros modais de mobilidade emergentes, inclusive para serviços de carros compartilhados como Uber e Cabify, por exemplo.

Para alguns tipos de frotas, outra vantagem do pneu Uptis é reduzir a necessidade de manutenção, tornando as operações ainda mais viáveis e econômicas, reduzindo os custos operacionais.

Inovações do Pneu Uptis

Sem dúvida, o que chama mais atenção no pneu Uptis é não rasgar, não furar e não precisar de ar em seu interior para ser utilizado. Porém, as novidades não param nestas inovações.

O produto possui arquitetura diferenciada, é feito com material composto, que permite obter ótimas velocidades em rodovias. O pneu vai suportar o peso do veículo com sua carga, sem a necessidade de ar comprimido em seu interior.

A economia ambiental será expressiva assim que o produto estiver sendo usado. Atualmente, aproximadamente 200 milhões de pneus são jogados fora de forma prematura porque rasgam ou furam, causando impactos ecológicos e outros problemas, como acidentes. Tudo isso poderá ser poupado com o pneu Uptis.

Gostou da novidade? Continue acompanhando os principais lançamentos da indústria automobilística e de pneus aqui na Dinamicar, loja de pneus no Rio de Janeiro, e não se esqueça de trazer seu carro para uma revisão veicular preventiva sempre que necessário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *