Pneu sem ar: o futuro do setor automotivo?

imagem de carro com pneu sem ar | Pneu sem ar: o futuro dos pneus?

Você já imaginou dirigir um veículo com pneu sem ar? Para muitos especialistas do setor automotivo, este será o futuro dos pneus de veículos de passeio nos próximos anos!

Com o avanço das tecnologias e o surgimento de soluções cada vez mais inovadoras, as montadoras vêm trabalhando em projetos que possibilitem que os motoristas utilizem pneus sem ar. Para isso, grandes fabricantes de pneus do mercado mundial já estão implementando este tipo de tecnologia, como é o caso da Michelin e da Hankook. Saiba mais!

O que são os pneus sem ar?

A tecnologia do pneu sem ar já é uma realidade. Protótipos deste produto já foram apresentados ao mercado mundial e causaram grande expectativa em motoristas e também nas montadoras de veículos. Os primeiros pneus com essa característica foram testados em bicicletas, mas a intenção é que a tecnologia chegue também aos carros em breve.

O conceito Air Free vem sendo estudado há alguns anos pelas fabricantes de pneus. A empresa sul-coreana Hankook já apresentou o protótipo do seu produto. Segundo a fabricante, o seu modelo de pneu nunca precisará ser calibrado. Trata-se de um pneu que será destinado a carros de passeio, chamado de iFlex.

A Michelin também possui um produto com esse mesmo conceito, chamado de Tweel Airless. O pneu da marca já está em fase de produção e está disponível para veículos agrícolas e utilitários de grande porte. A fabricante destaca que o produto é livre de manutenção e tem longa vida útil.

Todos os tipos de pneus sem ar precisam passar por diversas etapas de desenvolvimento e de testes. As fabricantes realizam análises sobre as funções e sobre o desempenho dos pneus em baixas velocidades e em conduções de alta velocidade. A fase de estudo e desenvolvimento da tecnologia é importante para garantir a segurança dos materiais.

Características de desenvolvimento do pneu sem ar

O pneu sem ar da Hankook vem sendo considerado o mais avançado pneu não pneumático desenvolvido pela fabricante. Além de ser um produto sustentável e com um design inovador, o iFlex é sólido e durável, sendo capaz de manter pleno contato com o solo. Sua tecnologia foi criada para distribuir bem a pressão, garantindo uma experiência de condução mais confortável e macia. É um pneu com estrutura flexível e que poderá ser customizado.

De acordo com a fabricante Hankook, 95% da composição do pneu iFlex pode ser reciclada. O modelo também vai garantir maior eficiência na condução, reduzindo o consumo de combustível. Ainda não há uma previsão de quando o pneu chegará ao mercado.

Já o modelo da Michelin, o Tweel, já está em uso nos Estados Unidos, apenas em veículos utilitários, agrícolas e off-roads. O processo de desenvolvimento deste pneu levou cerca de 10 anos. O modelo é composto por um material rígido conectado à banda de rolamento, além de possuir raios de poliuretano que são deformáveis, ou seja, flexíveis. É um pneu que não fura nunca.

Como é possível perceber, o mercado de pneus automotivos pode esperar grandes novidades e inovações para os próximos anos! O pneu sem ar, certamente, será o futuro da indústria!

Novidades em pneus na Dinamicar!

Por enquanto, o pneu sem ar ainda não está disponível para os motoristas, mas as principais fabricantes mundiais sempre têm novidades e importantes lançamentos.

Na Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, os clientes podem encontrar os principais lançamentos de marcas como Michelin, Bridgestone, Pirelli, GoodYear, Continental, BF Goodrich, Hankook, Yokohama, entre outras fabricantes.

A loja tem o maior estoque de pneus do Rio de Janeiro e cobre qualquer oferta. Faça contato e encontre o pneu que o seu carro precisa pelo melhor preço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *