Pneu runflat: o pneu que não precisa de ar

Submitted by Dinamicar Pneus on 14 de Dezembro de 2019
14 de Dezembro de 2019
Ilustração de pneu runflat | Pneu runflat: o pneu que não precisa de ar

Pneus são as principais peças de um carro, isso é claro. Porém, são as que mais exigem cuidado também. Sua manutenção deve ser constante e seu desgaste deve ser acompanhado de perto, afinal de contas, se algo acontecer enquanto você está na estrada, o risco de acidentes é grande.

Agora, já imaginou um pneu que não fura e que sua manutenção é mínima? Além disso, você não vai precisar se preocupar em ter que trocar um pneu no meio da estrada sem nem saber para o que serve o macaco! Este produto existe e é o run flat.

Vantagens do pneu run flat:

Separamos algumas vantagens do pneu run flat. Continue lendo a matéria e descubra quais são elas.

Prova de furo

Este pneu está mais próximo do que parece. A Michelin, junto com a General Motors, vêm testando o UPTIS (Unique Puncture-proof Tire System, na sigla em inglês, que em tradução livre significa sistema único de pneus à prova de furo) até o final deste ano. Tudo dando certo, a Chevrolet poderá usar este modelo em seus carros de passeio a partir de 2024.

Fim da calibragem

Além do sistema à prova de furo, o pneu run flat permite que o motorista não se preocupe com calibragem, o que evita possíveis erros dos consumidores, assim como evita o desgaste das peças devido à calibragem errada. Rodar com os pneus calibrados corretamente, ajuda na eficiência, já que o carro consome menos combustível.

Proteção ao meio ambiente

Devido ao fato de ser à prova de furos, o run flat permite que os pneus não sejam descartados tão facilmente no ambiente. Junto a isso, o carro não precisa mais ter estepe, reduzindo a produção e, principalmente, o descarte deste produto.

Pneu run flat no Brasil

Apesar de alguns testes ainda estarem sendo feitos, montadoras premium como BMW, Audi e Mercedes-Benz já possuem alguns modelos equipados com este tipo de pneu. Para utilização deste modelo em estradas brasileiras, que possuem mais irregularidades, é preciso mais atenção.

Quer saber se o seu carro poderá utilizar pneu run flat e como será benéfico a instalação deste produto? Basta ir até a sua Dinamicar, loja de pneus no Rio de Janeiro, mais próxima e conferir com quem mais entende do assunto.