Pneu run flat: o que é e quais as suas vantagens?

Enviado por Comandante em 14 de Janeiro de 2021
14 de Janeiro de 2021
Pneu Run Flat | DINAMICAR PNEUS

Muitos são os modelos de pneus no mercado. No entanto, há um tipo diferenciado: o pneu run flat. A tecnologia dele possibilita muitas vantagens aos proprietários de carros. Você já ouviu falar sobre? Confira neste texto o que é, como funciona e quais os benefícios desse exemplar.

O que é e como funciona o pneu run flat?

Mesmo recebendo um nome em inglês, o pneu run flat é encontrado em alguns veículos no Brasil. Em português, o termo significa que ele “anda vazio”. Diferente do comum, ele possui um reforço de borracha na lateral, no ombro e talão de seu interior.

Por causa disso, quando é furado por algum objeto e perde o ar completamente, permite que o automóvel continue se movendo em perfeitas condições por até 80 quilômetros e numa velocidade de 80 km/h, no máximo.

Para que a segurança dos ocupantes do veículo seja mantida, é necessário respeitar esses limites, que são indicados pelos fabricantes. Quanto à estrutura externa, o que o diferencia é somente uma inscrição na lateral.

Quais as vantagens do pneu run flat?

Quem tem pneu run flat em seu carro obtém alguns benefícios. O principal deles é o fato de não precisar trocar o item no meio da estrada por causa do sistema tecnológico em que é produzido. Isso porque, como já dito, o veículo pode continuar rodando, mesmo que a peça seja perfurada ou tenha sofrido forte impacto.

Além disso, mesmo em caso de perda total e inesperada da pressão do item, o motorista tem maior controle de direção perante o carro. Já ao utilizar um pneu convencional e passar por essa situação, a estabilidade do veículo é reduzida, o que pode prejudicar a segurança de todos os ocupantes do automóvel.

Uma das vantagens do pneu run flat é que não há necessidade de ter um estepe no porta-malas. Consequentemente, há mais espaço para aproveitar o bagageiro e o peso do automóvel é minimizado, mesmo que esse modelo seja mais pesado do que o comum.

Como não é preciso ter um estepe e esse modelo pode ser muito utilizado, a quantidade de pneus fora de uso no mundo é menor. Dessa maneira, tanto a produção quanto o descarte do pneu run flat é diminuído. Por isso, há maior preservação ao meio ambiente.

Manutenção do pneu run flat

Apesar de ter uma tecnologia diferente, o pneu run flat também deve ser calibrado com frequência. Além disso, é importante fazer rodízio, alinhamento e balanceamento. Para realizar a manutenção preventiva do seu carro e pneu, seja ele run flat ou não, conte com a Dinamicar, loja de pneus no Rio de Janeiro. Além de todos esses serviços citados, também fazemos o de conserto e manutenção de rodas. Nossos profissionais são altamente qualificados e experientes. Entre em contato!

Categorias