Pneu fazendo barulho de rolamento: o que pode estar acontecendo?

Imagem detalhe de pneu de carro | Pneu fazendo barulho de rolamento: o que pode estar acontecendo?

Uma das maneiras mais rápidas e fáceis de se perceber que algo está errado com o seu carro é quando aparece um barulho diferente no motor, no pneu ou na embreagem. Estamos acostumados a rodar com o carro todos os dias e, por isso, quando há algum som estranho, com o qual não estamos habituados, percebemos logo de primeira.

Quando o ruído vem dos pneus, pode ser que o veículo esteja com um barulho de rolamento. Neste caso, fique atento para notar se o veículo está apresentando alguma limitação em seu funcionamento!

Como identificar o barulho de rolamento no pneu?

Se o pneu estiver fazendo barulho de rolamento, você precisa se lembrar se passou por algum buraco recentemente, que possa ter danificado alguma peça próxima aos pneus. Se isso aconteceu, o ideal é passar em uma oficina para saber se houve algum dano sério na estrutura ou se uma peça está com folga, causando ruídos desagradáveis.

Os pneus podem começar a fazer um som diferente se eles ficarem descalibrados por um longo período, fazendo até que você confunda este problema com um possível barulho de rolamento.

Se você usa pouco o seu carro, deixando os pneus parados por longos períodos, um ruído também pode surgir, mas, neste caso, os pneus podem estar com a validade vencida.

Uma das maiores confusões do pneu fazendo barulho de rolamento é com o pneu desgastado por falta de rodízio. Quando um ou dois pneus ficam desgastados de maneira irregular, por causa da falta de rodízio, os proprietários começam a reparar em um barulho estranho vindo das estruturas. Se faz tempo que você não leva o carro para um rodízio de pneus, este pode ser o problema.

Agora, se você foi estacionar o veículo, ficou forçando muito o volante e o pneu fez um barulho no rolamento, a causa real pode ter sido este excesso de força quando as rodas já estavam presas pela calçada. Isso não danifica o carro, mas acaba fazendo um barulho por causa das peças que foram movimentadas durante a compressão desnecessária.

Pneu fazendo barulho de rolamento pode ser excesso de carga

A sobrecarga é um dos grandes vilões do carro e, com certeza, prejudica a vida útil dos pneus. Se você abusou da capacidade do veículo, levando cargas que não são comuns na sua rotina e nem destinadas ao seu tipo de veículo, o pneu fazendo barulho de rolamento pode ser um problema provocado pelo uso indevido do carro.

Por incrível que pareça, o nosso comportamento como motoristas durante a condução do veículo também pode deixar o pneu fazendo barulho de rolamento, sendo necessário levar o carro para uma oficina, para a realização de uma revisão veicular.

Lembre-se ainda se você não passou por áreas de alagamento que podem ter molhado a estrutura do carro e dissolvido o lubrificante. Neste caso, se o pneu fazendo barulho de rolamento começou depois deste evento, é fundamental buscar ajuda especializada.

Orientações gerais sobre os pneus

Mantenha os pneus sempre calibrados, faça o rodízio dos pneus e não deixe de fazer a troca a cada 5 mil km rodados. Faça também o alinhamento e balanceamento a cada 6 meses ou mesmo antes desse período, caso perceba que o carro está “puxando” para um dos lados.

Se o pneu fazendo barulho de rolamento ainda é um problema não resolvido no seu carro, passe agora mesmo na Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, para que nossa equipe dê uma olhada para você! Estamos em diversos endereços no Rio de Janeiro, em localizações estratégicas. Faça contato e agende seu atendimento na unidade mais próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *