Pneu do carro: quando trocar?

Enviado por Comandante em 24 de Setembro de 2020
24 de Setembro de 2020
Troca do pneu do carro | DINAMICAR PNEUS

Um erro muito comum cometido pelos motoristas é a falta de atenção ao pneus. Afinal, quando esse item está desgastando, o veículo fica mais propenso à aquaplanagem, instabilidade e derrapamento nas curvas. Para evitar esses problemas é necessário ficar atento ao período adequado de trocar o pneu do carro, e é sobre isso que vamos falar neste artigo!

A importância da manutenção e troca de pneu do carro

Como sabemos, o pneu é um item importante para o funcionamento do automóvel. Acontece que muitos motoristas não se atentam aos seus devidos cuidados, como o desgaste e validade, e então os riscos de acidentes se tornam mais eminentes, principalmente com os asfaltos de baixa qualidade que encontramos no Brasil.

A manutenção do pneu do carro proporciona mais segurança ao motorista, pois através dela é possível certificar a calibragem, desgaste, furos, irregularidades da borracha, se a tração é compatível com o modelo do veículo, entre outras avaliações. Mas caso seja constatada a perda da qualidade do produto, é recomendado a sua substituição.

Mas como saber o momento certo para realizar esta troca? Separamos alguns sinais que o pneu do carro começa a sinalizar quando está na hora de ser “aposentado” das estradas.

Pneu careca

Desgastes no pneu do carro sem dúvida merecem sua atenção! Por lei, a altura mínima dos sulcos é de 1,6 milímetros; abaixo desse nível, o pneu é considerado careca. Além de ficar sujeito a apreensão do veículo, o motorista torna-se mais vulnerável a acidentes de carro, colocando sua vida e de outros passageiros em risco.

E se ficar na dúvida se a borracha está ou não careca, basta procurar por um triângulo ou pela sigla TWI na lateral do pneu. Siga uma linha reta do triângulo que levará até a banda de rodagem onde fica o marcador. Caso esta esteja visível, significa que é hora de fazer a troca.

Validade do pneu do carro

O tempo de vida útil de um pneu de carro é aproximadamente 5 anos. Claro que com manutenções regulares, sua validade pode se estender. Neste caso, é necessário uma inspeção minuciosa de profissionais qualificados, mas, de qualquer forma, não é recomendado o uso de pneus após os 10 anos da sua fabricação, inclusive para estepes.

Nunca trocar apenas um pneu

Muitos motoristas se queixam da troca de mais de um pneu quando apenas um se deteriorou, mas este é o procedimento padrão e seguro. A substituição nunca deve acontecer de forma isolada; o correto é trocar ao menos dois pneus do mesmo eixo, sendo recomendado da parte traseira para não comprometer a estabilidade do carro.

Outra recomendação é a realização de rodízios de pneus que rodam nos eixos dianteiros e traseiros, contribuindo para o desgaste da borracha uniforme, proporcionando mais segurança na direção.

Manutenção e pneus novos

Para prolongar a vida útil dos pneus do seu carro, se atente aos cuidados na direção e realize revisões automotivas adequadas. Na Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, além de encontrar uma diversidade de medidas e marcas nacionais e importadas, é possível realizar a manutenção do pneu do seu carro com profissionais experientes e qualificados. Entre em contato!

Categorias