Óleo do carro: diferenças entre o mineral e o sintético

Enviado por Comandante em 27 de Janeiro de 2021
27 de Janeiro de 2021
Óleo do carro | DINAMICAR PNEUS

O motor de todo automóvel precisa de um óleo para que haja lubrificação das peças. Dessa forma, elas terão maior durabilidade e o veículo estará em plena condição de funcionamento. Mas qual tipo de óleo do carro escolher? Existem alguns modelos no mercado. Entre eles, há o mineral e o sintético. Cada um tem as suas particularidades e proporciona vantagens. Quer saber quais são? Confira nesse texto!

Características e benefícios dos óleos mineral e sintético

O óleo do carro é de extrema importância para prolongar a vida útil dos mais diversos componentes. Uma dúvida comum de vários motoristas é a escolha do fluido. Isso porque há alguns tipos disponíveis. Os dois mais comuns de encontrar são o mineral e o sintético.

O óleo mineral é utilizado desde a criação dos automóveis. Por isso, atende melhor às necessidades dos veículos mais antigos. Ele é fabricado a partir de derivados do petróleo. Por causa da sua origem natural, a estrutura molecular é inconsistente, o que ocasiona em variações no resultado final. Isso faz com que seja um produto mais barato.

Já no caso do óleo sintético, é produzido por meio de uma série de processos químicos focados em gerar um composto mais homogêneo. Devido a maneira em que é fabricado, é mais caro. No entanto, ele é mais robusto, o que o torna durável e eficiente. Além disso, proporciona maior economia de combustível. Por esses motivos, apesar do preço, a relação custo/benefício é elevada. Outro ponto a se considerar é que ele apresenta funcionamento superior em carros mais novos.

Óleo do carro e a manutenção preventiva

Devido a sua importância no funcionamento do veículo, o óleo do carro deve ser acompanhado e trocado com a quilometragem correta. Dessa forma, a vida útil das peças é prolongada e evita maiores custos. Quem utiliza o óleo mineral deve ficar atento e substituí-lo entre 5 e 10 mil quilômetros rodados. Para os que fazem uso do óleo sintético, o tempo de uma troca para a outra é maior, já que suas especificações são de 15 a 20 mil quilômetros.

Para garantir a saúde do veículo e a segurança dos ocupantes, além da troca do óleo do carro, existe uma série de itens que devem ser verificados constantemente. Esse processo de manutenção preventiva pode ser bastante complexo para o proprietário realizá-lo por conta própria. Isso porque há sistemas que são de difícil acesso e demandam ferramentas específicas. Além disso, vários problemas e falhas não são simples de identificar e resolver.

Troca de óleo do carro é na Dinamicar

Independente da sua opção pelo óleo mineral ou sintético, o óleo do carro precisa ser substituído sempre que necessário. Para isso, é bom contar com o auxílio de profissionais qualificados que dispõem dos equipamentos ideais. Tudo isso você encontra na Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro. Com estrutura de qualidade, confie em nosso trabalho para fazer troca de pneus, amortecedores, correias e bateria. Além disso, fazemos revisão e check-up para que seu automóvel esteja sempre como um novo. Entre em contato!

Categorias