A injeção eletrônica é uma tecnologia que opera injetando combustível no interior da câmara de combustão. Para manter o funcionamento do seu automóvel, é importante entender como ela funciona e em qual momento se deve fazer a manutenção. Confira!
O que é injeção eletrônica?
A injeção eletrônica é uma tecnologia criada para substituir os carburadores no processo de dosagem de combustível para a alimentação do motor. Além de melhorar o desempenho do automóvel, ela diminui a emissão de gases nocivos para os seres humanos e o meio ambiente, através do sistema que controla a mistura de ar e combustível no motor do veículo.
Os carros mais antigos usavam carburadores, processo mecânico para a mesma função da injeção eletrônica, menos sofisticada. Por isso, nem sempre conseguem ter uma eficiência tão boa ou melhor que um sistema moderno de injeção eletrônica. A regulagem do carburador é um processo manual.
Quais são os principais componentes?
Para fornecer apenas a quantidade necessária de combustível e atender a demanda do motor, o sistema de injeção eletrônica possui uma unidade de comando que envia informações para o motor do automóvel por meio de sensores que verificam a pressão, proporção de reagentes e a temperatura do motor.
O sistema também possui atuadores que trabalham com a queima e alimentação de combustível para o motor através do envio de comandos. Além disso, é capaz de memorizar os dados para consulta posterior, caso haja alguma pane.
Como a injeção eletrônica funciona?
Ao dar partida no automóvel, os pistões se movimentam e o sensor de rotação informa sobre a atividade para o sistema de injeção eletrônica do carro. O pistão gera uma aspiração no coletor e um vácuo na atmosfera que chegam até os cilindros do motor. Dessa forma, a central de comandos recebe informações para interpretar qual a quantidade de combustível adequada para o funcionamento do sistema de injeção eletrônica.
As principais vantagens da injeção eletrônica
O sistema de injeção eletrônica é responsável por programar o motor para trabalhar em condições ideais, o que favorece a economia de combustível e evita o entupimento das agulhas. Essa tecnologia também auxilia no desempenho do motor, melhorando o seu rendimento ao proporcionar partidas mais rápidas. Além disso, motores com injeção eletrônica são muito melhores para o planeta porque otimizam o aproveitamento do combustível, diminuindo a emissão de gases poluentes na atmosfera.
Orientações sobre a manutenção da injeção eletrônica
A revisão do sistema de injeção eletrônica deve ser feita, em média, a cada 40 mil quilômetros. Mas é importante estar atento a alguns indicativos de problemas como:
Aumento de consumo de combustível;
Perda de desempenho;
Engasgos durante a aceleração;
Dificuldade de partida;
Luz do painel indicando problemas.
Por esses motivos, é importante contratar um serviço de manutenção da injeção eletrônica de qualidade. Conte com a Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, para manter o seu veículo em perfeito funcionamento. Nosso time de profissionais especializados está pronto para tirar suas dúvidas. Acompanhe o nosso blog e fique por dentro das novidades.