O que todos precisam saber sobre a manutenção do carro

Manutenção do carro | O que todos precisam saber sobre a manutenção do carro

Para evitar imprevistos e gastos extras, realizar revisões é essencial para seu automóvel. Todo dono de carro deve estar ciente sobre quais itens devem ser verificados periodicamente e como funcionam os procedimentos. A manutenção do carro é uma questão que, além de tudo, garante sua segurança. Entenda os principais itens:

Troca de fluídos

O óleo do motor, o óleo do câmbio e o fluído do freio devem ser verificados regularmente, para evitar acidentes e garantir o funcionamento correto de todas as peças. Recomenda-se a troca do óleo do motor a cada 10 mil quilômetros, enquanto que o óleo do câmbio deve ser verificado a cada 30 mil quilômetros e o fluído do freio deve ser trocado a cada dois anos ou de acordo com a recomendação do fabricante.

Além dos citados, é importante também verificar a água do radiador semanalmente. O nível deve estar sempre entre o mínimo e máximo que ficam indicados no reservatório. Além disso, o líquido deve ter a proporção correta de um aditivo de boa qualidade, pois nunca deve ser somente água.

Verifique a suspensão

A suspensão tem como objetivo amenizar o impacto da estrada, portanto, se ela estiver com problemas, o defeito pode estar em uma série de peças. Seus principais componentes são os amortecedores e as molas, que se desgastam de acordo com o uso do carro e o tipo de terreno onde ele transita. Recomenda-se verificar sua integridade a cada 20 mil quilômetros, e vale verificar, além dos amortecedores e molas, as trincas, folgas e quebras nas juntas e nas barras de suspensão.

Fique ligado com a bateria

A maioria das baterias modernas requer pouca manutenção, pois não possuem água adicionada, facilitando a verificação. É importante observar se os cabos da bateria estão limpos e conectados aos polos corretamente. Uma boa precaução é desconectar o cabo do polo negativo se o carro for ficar parado por muito tempo, assim evita que a bateria descarregue.

Cuide dos pneus e rodas

A cada 15 dias, recomenda-se fazer a calibragem dos pneus. O rodízio dos pneus deve acontecer a cada 10 mil quilômetros rodados, garantindo o alinhamento, o balanceamento e aumentando a sua duração. É importante se atentar ao sucos dos pneus, pois quando eles atingem o seu limite, é o momento de trocá-los.

Para a manutenção do seu carro, você deve buscar um local que tenha credibilidade, forneça segurança e preços econômicos. A Dinamicar é a loja de pneus no Rio de Janeiro que possui o maior estoque da cidade. Além disso, de trabalhamos com as melhores marcas, sempre prezando o melhor pra você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *