Quem possui um carro, velho ou novo, seja a marca que for, certamente já passou pelo problema de ter algum vazamento do óleo que lubrifica o motor. É uma situação bastante desagradável. Não apenas por ser um acontecimento que não se resolve em casa, mas também por esse lubrificante, que se espalha pela parte inferior do carro, estragar com rapidez qualquer tipo de borracha da suspensão e quadro do motor. Não se deve esperar a troca de óleo para verificar o problema.
Como funciona e o que compõe o motor de um carro
Para entender como o problema pode aparecer, devemos entender como funciona o sistema: o motor do carro é dividido em duas partes: cabeçote e bloco. O cabeçote é a parte onde ficam as válvulas que promovem durante seu ciclo rotacional, a entrada do combustível para queima e a posterior saída dos gases processados dento dos cilindros, que seguem para a descarga, completando, assim, os quatro tempos que o motor desempenha. No cabeçote observa-se a presença de uma junta entre a peça e sua tampa.
No bloco acontece o movimento do resultado do processamento do combustível no cilindro. É no bloco que estão presente as bielas e a árvore de manivelas, chamada virabrequim, que fazem o sistema girar o volante do motor. Assim, irá transmitir esse movimento para o câmbio, que, por fim, dará vida às rodas e pneus do carro. Entre essas duas partes há uma junta que promove a vedação do sistema. Além disso, no bloco, existe uma junta que veda a peça e o depósito de óleo, o cárter.
As possibilidades de vazamento
Quando o vazamento aparece, o normal é procurar uma loja especializada, como a Dinamicar Pneus, para uma análise do problema. O mais normal é que a perda se apresente pela junta do cárter. Essa peça resseca mais facilmente com o tempo e, fatalmente, sem manutenção, irá promover essa problemática. Entretanto, a questão pode não ser tão simples.
Quando a junta que liga o cabeçote ao bloco queima, além de haver mistura entre óleo e combustível – que irá causar sérios danos à maquina –, pode jogar óleo para fora, provocando perda do líquido lubrificante. É importante, acima de tudo, verificar sempre o nível do óleo do motor. Pode haver vazamento pela junta da tampa do cabeçote. Fique ligado! Seu carro merece.