O que fazer quando o carro não quer parar?

Enviado por Comandante em 23 de Março de 2021
23 de Março de 2021
carro nao quer parar

Imagine-se dirigindo pela estrada tranquilamente, quando você é surpreendido: o carro não quer parar, de repente. É unânime: o desespero toma conta da mente de todos os motoristas. Porém, quando o freio não funciona, é essencial se acalmar e tomar as medidas corretas. Você sabe o que fazer quando o freio apresenta problemas enquanto está dirigindo? Confira neste artigo!

Aprenda como agir quando o carro não quer parar

Quando o carro não quer parar, os condutores logo percebem que há algum problema nos freios. Instintivamente, eles pisam no pedal diversas vezes para ver se volta a funcionar. Isso se chama bombar o freio e é indicado por muitas pessoas. Mas nem sempre dá certo. Outra ação dos motoristas é puxar o freio de mão. Porém, além de ser ineficiente nesse caso, é perigoso. Estar em alta velocidade e acionar o freio de mão pode resultar em um grave acidente.

Na verdade, a primeira atitude a ser feita quando o carro não quer parar é desacelerar o veículo aproveitando o freio motor. Para isso, tire o pé do pedal do acelerador e reduza as marchas de forma gradual, de acordo com a diminuição da velocidade. Quando o automóvel estiver na primeira marcha, já vai estar mais lento. Dessa forma, você poderá pará-lo utilizando, enfim, o freio de mão ou o atrito com o solo. Nesse caso, vale usar um barranco que está no canto da estrada ou algo que te ajude a criar atrito.

Saiba identificar falhas no sistema de freio

Todos os sistemas do automóvel precisam passar por manutenção preventiva. Com o de freios não é diferente. É justamente por não fazer a revisão que o motorista passa pela situação de pensar no que fazer quando o carro não quer parar. Além disso, é fundamental estar atento aos sinais que o veículo apresenta. Ao saber identificá-los, você evita os grandes transtornos oferecidos pelos danos. Por isso, veja abaixo como saber o momento de fazer a manutenção do sistema de freio.

  • Chiado ao frear;
  • Luz do painel acendendo;
  • Problemas no pedal do freio;
  • Freio sem força e eficiência;
  • Movimentação do carro para o lado;
  • Ter que adicionar fluido de freio no reservatório com maior regularidade.

Evite o desespero de quando o carro não quer parar

Nenhum motorista deseja passar pela terrível situação de tentar frear o veículo e não conseguir. Quando o carro não quer parar, até o condutor mais experiente fica desesperado. Para evitar isso, faça a manutenção preventiva do sistema de freio na Dinamicar, loja de pneus no Rio de Janeiro. Você pode passar em uma das nossas 9 lojas e contar com o atendimento de profissionais capacitados e experientes. Deixe seu automóvel em mãos confiáveis! Aqui na Dinamicar, você pode confiar!

Categorias