A frenagem autônoma é um item ainda opcional que visa, por meio de sensores e câmeras, dar autonomia ao carro de parar frente a obstáculos de qualquer natureza. O sistema, entretanto, só funciona em baixa velocidade e representa um eficiente recurso para cidade. O carro aciona de forma autônoma o sistema de freios, parando o veículo ou, ao menos, reduzindo de maneira efetiva a velocidade para que não haja o impacto de maneira mais considerável.
Ainda discreta até no número de informações no território brasileiro, a frenagem autônoma será obrigatória para veículos a partir do dia 1º de setembro de 2022, em todo território estadunidense. A medida visa trazer maior segurança para os trajetos feitos a baixas velocidades que por diversos motivos trazem para cima o número referente aos acidentes com algum tipo de vítima e já conta com o apoio das maiores montadoras do país que representam cerca de 99% da frota ativa nas ruas.
No Brasil, a Ford saiu na frente!
Para quem não sabe, o sistema já existe no Brasil. Ele foi lançado pela Ford com o novo modelo do Focus no fim de 2015, com velocidades até 50 km/h, ou seja, velocidades compatíveis com o trânsito de dentro das cidades. Pode não parecer muito, mas um atropelamento, por exemplo, a essa velocidade pode ser fatal. O sistema, no Focus, tem o nome de Active City Stop e será o início de mais um opcional para a segurança operacional.
Manutenção de freios é na Dinamicar Pneus
A manutenção de freios é uma etapa muito importante quando o seu carro for para uma revisão. Ao passo que sistemas como os freios autônomos ganham força, a necessidade de estar com o sistema totalmente equilibrado faz da prevenção a sua maior arma. A Dinamicar Pneus, o seu centro automotivo no Rio de Janeiro, se prepara para que a toda nova tecnologia esteja capacitada para solucionar os problemas. Procure uma de nossas lojas!