É o ângulo de inclinação da suspensão da roda com relação a um plano vertical. Pode ser negativo (para frente) ou positivo (para trás) e é responsável por proporcionar a estabilidade direcional do veículo. Raramente o caster ocasionará um bamboleio na roda, resultando em desgaste acentuado em pontos localizados da banda de rodagem de um pneu.
Quando a roda estiver tendendo para um lado, é sinal de que o caster está desigual, o que provoca um desgaste irregular da banda de rodagem do pneu. E, quando estiver excessivo, pode resultar em um desgaste total e prematuro da mesma.
As consequências de um Caster fora das especificações são:
Se for insuficiente:
Diminuição da estabilidade direcional em alta velocidade;
Diminuição do esforço direcional requerido em baixa velocidade.
Quando excessivo:
Aumento da estabilidade direcional em alta velocidade;
Aumento do esforço direcional requerido em baixa velocidade;
Pode causar vibrações laterais em alta velocidade.
Diferente lado a lado:
Pode causar tendências no veículo de "puxar" para um dos lados e pode causar problemas em frenagens violentas.
A máxima diferença tolerável lado a lado é de ½ grau.