Número do chassi: aprenda a identificar

Submitted by Dinamicar Pneus on 17 de Janeiro de 2020
17 de Janeiro de 2020
imagem detalhe de chassi do carro | Número do chassi: aprenda a identificar

Todo mundo que possui ou já possuiu veículo em algum momento, já ouviu falar sobre o número do chassi do carro. Constantemente ele é consultado e é um dos dados que identificam o carro e traz dados importantes sobre aquele modelo específico. Mas, o que significa, exatamente, aquela sequência de números?

O chassi funciona como uma espécie de RG do carro e é dado a ele pelas montadoras. Alguns itens desta sequência são comuns a todos os veículos, outros, são utilizados pelas empresas para identificar itens do carro, como por exemplo, o número de airbags que possui. São 17 letras e números e, normalmente, estão na parte inferior esquerda do para-brisa.

Sequência iniciando por 9

Caso o número do chassi do seu veículo comece pelo número 9, significa que você possui nas mãos um automóvel produzido em território nacional. O primeiro dígito indica o país de fabricação do carro: alguns são indicados com números, enquanto outros podem ser representados por letras, como no caso do Japão, identificado como J.

Indicação do fabricante

O segundo e terceiro dígitos representam o fabricante do automóvel. Para que haja uma exatidão neste item, eles precisam sempre ser codificados em conjunto. Não é possível reconhecer olhando apenas um dos dois itens, eles são utilizados, obrigatoriamente, juntos.

Ano-modelo do carro

A partir do décimo dígito, há uma combinação de códigos que representam o ano-modelo do carro. Entre 2001 e 2009, a representação era feita pelos números de 1 a 9. A partir de 2010, foi preciso incluir uma letra para que a representação ficasse diferente. Desta forma, é possível ter importantes informações através da sequência de números do chassi.

Os dígitos que ficam entre os que citamos aqui, são utilizados pelas montadoras para caracterizar outros itens, como dissemos acima. Desta forma, o número do chassi traduz diferentes informações e essenciais dados sobre o carro. Por isso, é importante que este não seja danificado e nem modificado.

Revisão de veículos é na Dinamicar Pneus

Caso seu carro esteja precisando de uma revisão ou manutenção, procure uma de nossas nove unidades espalhadas pelo Rio de Janeiro e traga seu veículo para quem entende. Na Dinamicar, sua loja de pneus no Rio de Janeiro, você tem os melhores profissionais e serviços disponíveis. Vá até a loja mais próxima de você e confira!

Categorias