Novo normal e novos desafios para a tecnologia no setor automotivo

Enviado por Comandante em 22 de Setembro de 2020
22 de Setembro de 2020
Setor automotivo | DINAMICAR PNEUS

O ano de 2020 não trouxe apenas impactos na área da saúde, com a pandemia mundial do novo coronavírus, mas também desencadeou fortes transformações no setor cultural, social e, por que não, no setor automobilístico? Apesar de que, mesmo antes da pandemia, a indústria automotiva já estava passando pela maior transformação da história.

Temas como eletrificação, compartilhamento, veículos autônomos e novas tecnologias no setor automobilístico estavam em pauta. Mas diante do cenário atual, nos deparamos com desafios do “novo normal”.

Desafios na digitalização, por exemplo, como a alta na procura por compras online, que deixou de ser uma característica comportamental e passou a ser uma urgência, atingiram o setor automotivo. Assim como inovações para reativar a economia do mercado começaram a ser pensadas.

Tecnologia no setor automobilístico para o “novo normal”

Um caminho encontrado para não quebrar em meio à crise foi a atuação no mercado por meio de soluções digitais, com atendimento online e entregas remotas.

Algumas ideias para o futuro já começam a ser pensadas diante do “novo normal”, como:

  • Modelos online de test-drive: com a aplicação da tecnologia e inovações, será possível fazer verdadeiros tours dentro dos carros, como se estivesse fazendo o test-drive pessoalmente;
  • Digitalização de documentos: já vemos carteiras de motoristas digitalizadas através de aplicativos. O uso excessivo de papel vem se tornando cada vez mais ultrapassado e seus dias estão contados para o setor automotivo;
  • Baixa de preços: diante das quedas acentuadas, já vemos a baixa de preços e promoções tomando conta do mercado. Ações pensadas para superar o atual momento;
  • Eficiência energética: esse tema está em alta há alguns anos e daqui em diante será ainda mais presente no setor automotivo. As grandes empresas já discutem mecanismos para gerar produtos e soluções que sejam eficientes e sustentáveis.

Alinhamento 3D: uma tecnologia indispensável

O alinhamento 3D já é conhecido no mercado automotivo, mas é uma tecnologia prática, que aumenta a precisão e reduz o risco de perda de calibração dos equipamentos, permanecendo sempre atual e indispensável. Ele é uma modalidade de regulagem da suspensão em que se usa um programa de computador com as medidas exatas estabelecidas pela fabricante dos carros.

O carro é colocado numa plataforma dotada de sensores capazes de fazer a leitura de cada roda e obter a diferença entre elas e as medidas originais do carro. Após essa comparação, pode-se fazer um ajuste muito mais fino e preciso que no alinhamento manual, deixando o carro efetivamente alinhado como se tivesse acabado de sair da fábrica.

O alinhamento 3D aumenta a durabilidade dos pneus, melhorando a estabilidade e fazendo as peças da suspensão durarem mais. É o mais preciso, confiável e duradouro frente a outras modalidades.

Tecnologia automotiva é na Dinamicar Pneus

A Dinamicar Pneus é uma empresa que traz a tecnologia e a precisão para a manutenção automotiva. Temos em todas as nossas nove lojas o alinhamento 3D, que garante qualidade ao procedimento buscando deixar seu carro com os parâmetros exatamente iguais aos de quando saiu da fábrica. Esteja pronto para todas as inovações do “novo normal” e conte com a Dinamicar.

Categorias