Nova etiquetagem de pneus: entenda tudo sobre a nova obrigação

30 maio 2017
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No ano de 2018, todos os pneus novos à venda no Brasil já deverão apresentar a nova etiquetagem, que fornecerá informações sobre três critérios de desempenho dos pneus. Desde outubro de 2016, os compostos produzidos ou importados para o Brasil já começaram a receber a nova etiqueta.

Etiquetagem será obrigação

A partir de abril de 2018, a nova etiquetagem passará a valer em todo o território nacional como obrigação. Assim, será proibido vender pneus sem a etiqueta em estabelecimentos comerciais ou oficinas.

O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) estabelece um padrão mínimo de desempenho dos pneus. As informações contidas nas etiquetas ajudam o consumidor a ficar de olho na qualidade e também na segurança dos pneus.

Entre os principais benefícios que a nova etiquetagem dos pneus pode trazer ao consumidor estão o aumento da segurança nas estradas, redução da poluição ambiental e melhor eficiência energética.

Também estão incluídos na nova obrigatoriedade os pneus radiais usados em carros de passeio, caminhonetes, ônibus, vans, caminhões e SUVs.

O que deve constar na nova etiqueta dos pneus?

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) é o responsável por averiguar as informações que constam na etiqueta, permitindo que o consumidor conheça mais sobre os seguintes aspectos avaliados:

  • Eficiência energética
  • Segurança do pneu.
  • Ruído externo.

Eficácia energética

A avaliação da eficácia energética indica, através de teste de resistência ao rolamento, a resistência exercida pela força oposta à rotação do pneu. O teste é realizado em laboratório.

Quanto menor essa resistência, menos energia o veículo demanda para se movimentar e, assim, o consumo de combustível é reduzido. Ótimo, não é mesmo?

São sete os níveis de avaliação da eficiência energética. Esses níveis são indicados em letras que vão de A a G, sendo A o mais eficiente e G o menos eficiente.

Segurança

Através do teste de aderência em pista molhada, como em caso de chuvas, é avaliada a segurança da frenagem de emergência.

Essa categoria também tem sete níveis de desempenho, que são indicados na etiqueta e vão do índice A (menor distância de frenagem) até o G (maior distância de frenagem).

Os testes são realizados em linha reta, portanto, não envolvem aderência em curvas.

Nível de ruído

Esse parâmetro de avaliação é uma medida que tenta reduzir a poluição sonora.

O teste capta o ruído externo emitido pelo pneu ao passar com o motor desligado diante de um dispositivo de captação de som.

Essa categoria é avaliada em nível de ruído dos pneus, com a indicação do número de decibéis.

Quanto mais decibéis, mais ondas são marcadas em preto na etiqueta e pior é o desempenho dos compostos. Assim, quanto menos ondas, menos ruído e melhor é a performance do pneu neste quesito.

Com a nova etiquetagem dos pneus ficará mais fácil para o consumidor prestar mais atenção à qualidade do produto, podendo identificar e recusar pneus de má procedência.

O consumidor escolhe

A nova etiquetagem dos pneus procedimento permitirá também que o consumidor estabeleça prioridades no momento da compra. Será possível eleger como critério de escolha a economia de combustível, através do indicativo de eficiência energética, o conforto, pelo indicativo de qualidade do ruído dos pneus, ou ainda a segurança, com o indicativo de aderência em piso molhado.

Além da etiquetagem

A nova etiquetagem trabalha esses três categorias importantes. Porém, ainda que outros fatores importantes para o consumidor tenham ficado de fora dessa etiquetagem, elas também estão ligadas à economia e à segurança. Confira algumas:

  • Frenagem em piso seco.
  • Aderência em curvas sobre piso molhado.
  • Aderência em curvas sobre piso seco.
  • Durabilidade.
  • Robustez.

Essas categorias ficaram de fora do processo de nova etiquetagem dos pneus por diversos motivos. A questão da durabilidade, por exemplo, é difícil de avaliar, pois não depende apenas da fabricação do pneus, mas também do tipo de uso, estilo do condutor e manutenção do veículo.

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