Nova CNH com chip começa a ser feita em 2018

Carteira de habilitação passará a ser feita em formato com chip | Nova CNH com chip começa a ser feita em 2018

Ao longo de 2018, quem for renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode se surpreender. Isso porque até o ano que vem a CNH deixará de ser emitida em papel e ganhará o formato de um cartão de plástico com chip de identificação, semelhante a um cartão de crédito.

A mudança foi determinada no fim do ano passado por meio de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece também que os órgãos e entidades executivas do país tem até 1º de janeiro de 2019 para se adequar à adoção do novo modelo.

A substituição do atual modelo de papel para a CNH com chip será feita no momento da renovação do documento, ou seja, quem possui o modelo em papel pode usá-lo até o vencimento.

Vantagens da CNH com chip

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a mudança possibilitará a integração da CNH com outros países, e tem o objetivo de reduzir a probabilidade de ocorrência de fraudes e aumentar a durabilidade do documento. Entre as vantagens, ela poderá ser usada para pagamento de tarifas de pedágio e transporte público, controle de acesso a estabelecimentos, prédios e universidades, fiscalização mais rápida e identificação biométrica, uma vez que a digital do condutor ficará armazenada no chip.

Segurança dos dados

O Denatran assegura que não há risco de leitura ou vazamento de dados sigilosos do condutor, já que tudo será armazenado de forma criptografada no chip. O órgão será responsável pelo controle das chaves de acesso aos dados gravados no chip, e pode permitir que determinadas instituições tenham acesso a informações específicas para os fins de identificação citados acima, sem correr o risco de leitura ou gravação indevida de informações pessoais sigilosas.

CNH Digital

Outra novidade relacionada à CNH em 2018 é a CNH Digital, versão que poderá ser visualizada e apresentada por um aplicativo para smartphones, eliminando a necessidade de andar sempre com o documento e o risco de ser multado por esquecê-lo em casa. Ela já está disponível em alguns estados do país, e pode ser adquirida por motoristas que possuam a CNH com QR-Code, emitidas desde maio de 2017. Quem ainda não tem, basta pedir a 2ª via junto ao Detran.

Fique por dentro das notícias do mundo automotivo

Aqui no blog da Dinamicar, seu centro automotivo no Rio de Janeiro, você fica sabendo de tudo relacionado ao mundo automotivo, desde dicas para cuidar melhor do seu carro até as principais notícias e novidades sobre o tema. Acompanhe também nossas redes sociais e não perca nada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *