Quem tem carro, e é apaixonado por ele, sabe cada detalhe sobre o veículo e identifica rapidamente qualquer mudança que ele apresente, mesmo que seja um pequeno arranhão. Entretanto, existem aqueles desatentos que não se preocupam com alguns itens do carro, inclusive os mais básicos, como o sistema de iluminação externa do carro, principalmente por não ser um elemento tão visível.
Setas e Luzes de freio: cuide de sua segurança
Um automóvel é composto por vários itens de segurança e a maioria deles está diretamente ligada à parte elétrica. Limpadores de para-brisas, sistemas de air-bag, desembaçador e luzes, todos são alimentados pelo sistema elétrico. Entretanto, as luzes, por serem fáceis de serem mantidas em funcionamento, são as mais negligenciadas pelos motoristas, apesar de serem extremamente importantes.
O conjunto da seta, por exemplo, indica ao resto do trânsito o lado da conversão a ser feita. Esse sistema funciona com interdependência em um lado e independentemente entre os lados, o que quer dizer que: se uma lâmpada parar de um lado, este estará comprometido, enquanto o outro lado funcionará normalmente. Outro item de extrema importância entre as lâmpadas, talvez o mais importante de todos, é o conjunto de luzes de freio. Ao pisar no pedal para brecar o veículo, o interruptor junto a ele é acionado, acendendo a luz na traseira do carro. O que, evidentemente, dá o alerta imediato ao motorista que vem atrás para fazer o mesmo, evitando colisões.
Não menos importante, mas talvez o mais negligenciado, seja o farol. Responsável em iluminar o que vem à frente, é mais usado à noite, mas também pode e dever ser usado em situações de neblina e chuva forte. Porém, como é composto por três estágios: lanterna, farol e farol alto, algumas vezes algum desses pode parar e assim prejudicar a boa visibilidade.
Faça revisões elétricas regularmente
No Rio de Janeiro, existe um bom suporte à parte elétrica, naturalmente, e como fazer uma troca de óleo, ou comprar de pneus no Rio de Janeiro, estar com a parte elétrica em dia é item de segurança. Além disso, nada melhor do que ter o carro todo funcional. E, para isso, não deixe um problema atropelar o outro. Não faz bem para o carro nem para o seu bolso, que ao cuidar de uma situação agravada, certamente irá ter que dispor de uma quantia nada agradável a ser gasta. Atenção, galera!