Quem já experimentou fazer uma curva fechada usando tudo que o carro pode oferecer em estabilidade, sabe exatamente a importância dos amortecedores. Quando esta peça perde a capacidade de exercer sua função, há um problema sério. O carro fica duro e passa a bater a estrutura do chassi na suspensão, o que causa problemas de estabilidade. Isso compromete, entre outras partes, os pneus que passam a receber toda a carga exercida pela aerodinâmica do carro tendo um desgaste muito maior.
A função do amortecedor
Esta peça se baseia em pressão hidráulica para amenizar um movimento exercido de encontro a sua parte móvel. Quando um carro se debruça em cima do amortecedor, este último faz com que isto ocorra de forma suave e sem chegar ao limite, ou seja, não há o contato de duas partes metálicas. As molas têm papel fundamental de devolver a estrutura para o ponto inicial antes do deslocamento, ajudando a preservar o amortecedor e a altura ideal.
Em uma cidade como o Rio de Janeiro, buracos e ondulações exigem muito mais deste sistema. É necessário que o motorista tenha cuidados básicos e faça sempre as revisões. Assim, não só terá um carro estável como terá também, pneus no Rio de Janeiro com bastante vida útil. Revisar e substituir, sempre que necessário, molas e amortecedores, é fundamental.
A falta de amortecedores prejudica o chassi
Quem já andou por um tempo prolongado sem amortecedor ou já teve carros como Santana ou Gol modelo antigo, sabe o problema que é ficar sem amortecedor. O fato de bater partes metálicas causa rachaduras severas em algumas partes do carro, como na sede dos amortecedores e longarinas. Este problema foi muito comum nos modelos Santana e Gol (quadrado) que ofereciam menor resistência. Estar atento à manutenção, como alinhamento e balanceamento, ajuda a preservar seu carro. Fique de olho!