Mudança em placa de carro no Brasil vai acontecer a partir de setembro

Simulação do modelo de placa de carro do Mercosul no Brasil | Mudança em placa de carro no Brasil vai acontecer a partir de setembro

A partir de setembro, as três letras acompanhadas de quatro números, já tradicionais em placas de carro e moto, vão mudar. Entrará em vigor um novo padrão, unificado em todo o Mercosul. Adiada por duas vezes desde 2016, a mudança agora é oficial. Ela vai começar pelos carros novos e tem até 2023 para chegar a todos os demais veículos.

O novo modelo de placas já é adotado na Argentina e a ideia, com a mudança, é facilitar o trânsito de pessoas, como acontece na União Europeia. As placas passarão a ter quatro letras e três números, novas cores, emblema do Mercosul, nome, bandeira e signo distintivo (BR) do país, bandeira do estado e fundo branco. O texto de hoje do Blog da Dinamicar — loja de pneus no Rio de Janeiro — traz mais detalhes sobre a mudança.

Cronograma da mudança

  • As novas placas começam a valer em 1º de setembro de 2018;
  • a partir dessa data, a mudança vale para carros novos, veículos que passarem por processo de mudança de município ou em caso de substituição de placa;
  • os demais automóveis têm até 31 de dezembro de 2023 para adotar a mudança.

As conversas acerca da mudança na placa de carro começaram em 2014, com Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela. Na época, o Uruguai já utilizava o modelo. Já a Argentina, o adotou em abril de 2016. No Brasil, a data da implementação do novo modelo passou por duas alterações. A primeira previsão era janeiro de 2016, mas foi adiada para 2017 e depois sem uma data específica.

Valor da mudança

Ainda não há definição a respeito do valor das novas placas. Mas os custos serão arcados pelos proprietários dos veículos, como ocorre com a troca de placa de carro atualmente. Um dos argumentos a favor da mudança, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), é a diminuição dos custos por conta da padronização da produção, que passa a ser feito nacionalmente.

Atualmente, os preços das placas variam de acordo com o estado. Em São Paulo, por exemplo, o par de placas custa R$ 128,68, enquanto no Paraná o valor é de R$ 128,49.

Características da mudança

Diferente da quantidade e disposição de letras e números, as dimensões da placa continuam as mesmas, 13 cm de comprimento e 40 cm de largura. Haverá uma mudança significativa nas cores. Atualmente, o fundo da placa muda de acordo com o tipo de automóvel. Com a mudança, o fundo será sempre branco e, para identificar os diferentes tipos de veículos, as letras vão variar de cor:

  • Para veículos de passeio, cor preta;
  • para veículos comerciais, vermelha;
  • carros oficiais, azul;
  • em teste, verde;
  • diplomáticos, dourado;
  • e de colecionadores, prateado.

Para dificultar as falsificações, marcas d’água com o nome do país e do Mercosul estarão grafadas na diagonal ao longo das placas. No Brasil, a placa terá uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional com a identificação do fabricante, a data de fabricação e o número serial da placa.

Características da mudança

No blog da Dinamicar, você encontra diversas informações sobre o mundo automotivo. Novidades, lançamentos, produtos, serviços e muito mais. Fique por dentro das nossas notícias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *